Não é de hoje que muitos microempreendedores individuais têm exposto suas manifestações em sites como o Reclame Aqui e em redes sociais como o Twitter a respeito de um possível funcionário do banco Safra que entra em contato para oferecer empréstimos com oferta rápida de dinheiro e taxas muito baixas.
Acontece que em grande parte dos casos, a vítima precisa depositar um valor ou pagar por um serviço para que o dinheiro seja liberado. Mas e aí: o Banco safra oferece empréstimo para MEI nessas condições?
Como acontece o contato
Muitos empreendedores tem recebido mensagens via SMS ou WhatsApp informando de que teriam crédito disponível no banco Safra. Para liberá-lo, é preciso clicar no link que joga para outro chat e “aceitar os termos”.
Por lá, irão solicitar o envio da documentação por meio daquele canal de comunicação para agilizar a entrega dos valores.
O cidadão que recebe a mensagem envia a documentação e em alguns casos é solicitado o Decore (Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos). Não tendo o documento em mãos, uma empresa de contabilidade é indicada pelo suposto operador do banco Safra para a prestação daquele serviço.
Quando o cliente paga o valor do documento e o recebe, repassa ao operador do banco e este informa que os valores serão depositados em poucas horas, o que de fato nunca acontece.
Banco Safra já alertou para esses golpes
A situação descrita mostra um golpe que tem afetado quem é MEI e que acaba por desestimular o prosseguimento do negócio.
De acordo com o banco, os golpistas têm entrado em contato com as vítimas, seja através do WhatsApp, mensagens, ligação ou redes sociais, oferecendo empréstimos com condições muito vantajosas.
O banco informa ainda que são solicitados valores para liberação dos empréstimos, conforme o caso relatado acima.
Em sua página na internet o banco Safra orienta seus clientes para que, caso estejam precisando de crédito, procurem seu gerente de relacionamento. Quem não for cliente do banco, o recomendado é sempre ligar para os canais de atendimento oficiais e solicitar informações.
Banco Safra oferece empréstimo para MEI: é real?
O Banco Safra possui linhas de crédito para todos os tamanhos de empresas.
Em plena pandemia, o Banco também passou a disponibilizar uma linha de crédito emergencial, o chamado Programa Emergencial de Acesso a Crédito – PEAC que também está disponível para MEI.
Os juros são de 0,49% a.m. e o valor do empréstimo é de até R$ 50 mil, entretanto ele está restrito somente a quem tem a sua máquina de cartão, a SafraPay.
Além deste, o Banco também disponibiliza empréstimo para MEI em outros programas, como o crédito pequenas empresas e uma infinidade de soluções para clientes.
Entretanto, vale mencionar que o cliente interessado nos valores deve sempre fazer uma avaliação das opções no mercado e identificar aquela que tenha as melhores condições para o seu negócio.
Outra opção para quem é MEI, é o Crediamigo do Banco do Nordeste:
Cuidados antes de adquirir um empréstimo para MEI
Golpes para a disponibilização de empréstimos existem e o empreendedor tem que ficar sempre alerta. Confira algumas dicas para não cair neles:
- Pesquise muito e conheça as taxas cobradas pelo mercado;
- Não pague valores ou faça transferências a terceiros que exigem como condição para liberar seu empréstimo;
- Desconfie sempre daquelas ofertas fáceis e sem ou com pouca burocracia;
- Não passe seus dados ou documentos para desconhecidos.
- Seguindo essas recomendações, buscando informação e entrando em contato diretamente com a instituição financeira, as chances de dar tudo certo aumentam significativamente.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.