Variedades

Golpe do empréstimo para MEI via WhatsApp

Empreendedores tem recebido proposta de alto valor e com juros baixíssimos

Não é de hoje que muitos microempreendedores individuais têm exposto suas manifestações em sites como o Reclame Aqui e em redes sociais como o Twitter a respeito de um possível funcionário do banco Safra que entra em contato para oferecer empréstimos com oferta rápida de dinheiro e taxas muito baixas.

Acontece que em grande parte dos casos, a vítima precisa depositar um valor ou pagar por um serviço para que o dinheiro seja liberado. Mas e aí: o Banco safra oferece empréstimo para MEI nessas condições?

Como acontece o contato

Muitos empreendedores tem recebido mensagens via SMS ou WhatsApp informando de que teriam crédito disponível no banco Safra. Para liberá-lo, é preciso clicar no link que joga para outro chat e “aceitar os termos”.

image
Imagem: Reprodução / Leitor Portal N10

Por lá, irão solicitar o envio da documentação por meio daquele canal de comunicação para agilizar a entrega dos valores.

O cidadão que recebe a mensagem envia a documentação e em alguns casos é solicitado o Decore (Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos). Não tendo o documento em mãos, uma empresa de contabilidade é indicada pelo suposto operador do banco Safra para a prestação daquele serviço.

Quando o cliente paga o valor do documento e o recebe, repassa ao operador do banco e este informa que os valores serão depositados em poucas horas, o que de fato nunca acontece.

Banco Safra já alertou para esses golpes

A situação descrita mostra um golpe que tem afetado quem é MEI e que acaba por desestimular o prosseguimento do negócio.

De acordo com o banco, os golpistas têm entrado em contato com as vítimas, seja através do WhatsApp, mensagens, ligação ou redes sociais, oferecendo empréstimos com condições muito vantajosas.

O banco informa ainda que são solicitados valores para liberação dos empréstimos, conforme o caso relatado acima.

Em sua página na internet o banco Safra orienta seus clientes para que, caso estejam precisando de crédito, procurem seu gerente de relacionamento. Quem não for cliente do banco, o recomendado é sempre ligar para os canais de atendimento oficiais e solicitar informações.

Banco Safra oferece empréstimo para MEI: é real?

O Banco Safra possui linhas de crédito para todos os tamanhos de empresas.

Em plena pandemia, o Banco também passou a disponibilizar uma linha de crédito emergencial, o chamado Programa Emergencial de Acesso a Crédito – PEAC que também está disponível para MEI.

Os juros são de 0,49% a.m. e o valor do empréstimo é de até R$ 50 mil, entretanto ele está restrito somente a quem tem a sua máquina de cartão, a SafraPay.

Além deste, o Banco também disponibiliza empréstimo para MEI em outros programas, como o crédito pequenas empresas e uma infinidade de soluções para clientes.

Entretanto, vale mencionar que o cliente interessado nos valores deve sempre fazer uma avaliação das opções no mercado e identificar aquela que tenha as melhores condições para o seu negócio.

Outra opção para quem é MEI, é o Crediamigo do Banco do Nordeste:

Cuidados antes de adquirir um empréstimo para MEI

Golpes para a disponibilização de empréstimos existem e o empreendedor tem que ficar sempre alerta. Confira algumas dicas para não cair neles:

  • Pesquise muito e conheça as taxas cobradas pelo mercado;
  • Não pague valores ou faça transferências a terceiros que exigem como condição para liberar seu empréstimo;
  • Desconfie sempre daquelas ofertas fáceis e sem ou com pouca burocracia;
  • Não passe seus dados ou documentos para desconhecidos.
  • Seguindo essas recomendações, buscando informação e entrando em contato diretamente com a instituição financeira, as chances de dar tudo certo aumentam significativamente.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.