Variedades

Fies ou Educa Mais Brasil: qual o melhor para começar a faculdade em 2020.2?

Atualmente, existem diversos auxílios estudantis para quem deseja começar uma graduação em faculdade particular conseguir adequar às mensalidades ao orçamento. Podemos citar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Educa Mais Brasil. Ambos podem ser utilizados por pessoas que não têm como arcar com os custos do ensino superior privado. Mas, é preciso entender a diferença entre eles, antes de saber qual é o ideal para você.

A principal diferença entre os programas é que o Fies funciona como um financiamento estudantil, isso quer dizer que, o governo irá financiar todo o curso, e durante os estudos, o universitário não precisa se preocupar com as mensalidades que só começam a ser pagas ao finalizar a graduação, conforme firmado em contrato.

Já o Educa Mais Brasil não é um programa do governo, mas de iniciativa privada e oferta bolsas de estudo com descontos que podem chegar a até 70%. Essas bolsas são disponibilizadas, pois o programa possui parceria com as instituições. Quem consegue o auxílio, deve pagar, durante o curso, o valor não coberto pela bolsa. Ao finalizar a graduação, estando adimplente com o Educa Mais e com a faculdade, não há dívida estudantil.

Como conseguir o Fies?

O Fies abre processo seletivo duas vezes ao ano. Para conseguir o Fies é exigido a participação em alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com uma pontuação mínima de 450 pontos e maior que zero na redação. Além disso, é preciso ter uma renda familiar máxima de três salários mínimos para essa modalidade.

Quem tiver no grupo familiar uma renda até cinco salários mínimos, pode participar do P-Fies, Programa de Financiamento Estudantil. Funciona da mesma forma que o Fies, mas, nesse caso, a oferta de vagas é feita pelos bancos privados, com a inserção de juros nas parcelas do pagamento.

Como conseguir o Educa Mais Brasil?

O Educa Mais Brasil não exige renda e nem nota do Enem para que os interessados possam pleitear uma bolsa de estudo. Diferente do Fies, quem quiser obter o benefício, pode acessar o site do programa em qualquer período do ano e se cadastrar gratuitamente. A vaga estando disponível é liberada na hora, caso não esteja, basta aguardar e, assim que estiver disponível, o candidato será sinalizado.

Clique aqui e confias as oportunidades no Educa Mais Brasil.

Qual o melhor para começar a faculdade em 2020.2?

Para tomar essa decisão é fundamental conhecer sobre os dois programas e levar em consideração o funcionamento deles. Se não tiver feito o Enem e nem quiser se preocupar em pagar o curso depois de formado, tendo condições de arcar com a metade não coberta, pode ser válido apostar em uma bolsa de estudo.

Caso tenha feito o Enem, conseguido uma boa nota e não tenha como pagar nenhum valor da mensalidade no momento, talvez o Fies seja uma alternativa. Mesmo sem conseguir financiar 100% do curso, é possível complementar o restante com uma bolsa do Prouni.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Back to top button
Close

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.