(ANSA) – Os Estados Unidos relembram hoje o 16º aniversário dos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001 que mataram quase três mil pessoas e foram cometidos pela rede Al-Qaeda, de Osama bin Laden. Naquele dia, dois aviões foram jogados contra cada uma das torres do World Trade Center, em Nova York, fazendo os prédios desabarem.
Outro avião atingiu a sede do Pentágono minutos mais tarde, nos arredores de Washington D.C.. Uma quarta aeronave se dirigia para a capital norte-americana, mas os passageiros conseguiram reagir aos sequestradores e derrubaram o avião em um campo aberto na Pensilvânia. O episódio é um dos mais sangrentos da história dos Estados Unidos e o maior atentado terrorista já registrado em solo americano. Os atentados de 11/9 fizeram os EUA invadir o Afeganistão, lançando uma guerra contra os grupos terroristas que até hoje perdura no Ocidente e na Europa.
O presidente norte-americano, Donald Trump, e a primeira-dama Melania se preparam para participar das celebrações em homenagem às vítimas programadas para ao longo do dia. O casal participará da cerimônia de 1 minuto de silêncio na Casa Branca e depois irá para o Pentágono, onde o secretário de Defesa, Jim Mattis, liderará uma outra homenagem. Por sua vez, o vice-presidente Mike Pence comparecerá em um cerimonial em Shanksville.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.