Os EUA fecharam seu espaço aéreo neste domingo (12) sobre parte do Lago Michigan, indicando que é “espaço aéreo de defesa nacional”, conforme confirmado pela Administração Federal de Aviação (FFA, sua sigla em inglês).
De acordo com um comunicado oficial da organização, em que não foi revelada a causa das restrições temporárias, os pilotos que não respeitarem a proibição poderão ser interceptados e detidos, ainda que “o Governo dos EUA pode usar força letal contra uma aeronave se determinar que representa uma ameaça iminente à segurança”.
A FAA não esclareceu por que proibiu temporariamente o tráfego aéreo civil da área. A FAA havia estabelecido a última vez uma “área de defesa nacional” sobre Montana no final de semana, em reação a um objeto voador não identificado.
Anomalia de radar
Poucas horas depois, a FAA encerrou sua proibição de tráfego em Montana, com o NORAD (Comando de Defesa Norte-Americana) divulgando uma declaração indicando que o objeto era apenas uma anomalia de radar.
No entanto, o deputado Matt Rosendale, R-Mont, divulgou uma declaração no Twitter dizendo que o NORTHCOM (Comando Norte) acredita que há um objeto acima do estado que não é uma anomalia. “Estou em constante comunicação com o NORCOM [sic] e eles acabaram de me informar que têm confiança de que EXISTE um objeto e NÃO ERA uma anomalia. Estou esperando agora para receber uma confirmação visual. A segurança de nossa nação é minha prioridade”, escreveu.
O NORAD emitiu um comunicado dizendo que detectou uma anomalia no radar e enviou caças para investigar. Essas aeronaves não identificaram nenhum objeto para correlacionar com os acertos do radar, mas o NORAD continuará monitorando a situação.
Os EUA derrubaram três aeronaves sobre a América do Norte na semana passada, sendo a primeira um balão espião chinês na costa da Carolina do Sul. Acredita-se que o segundo e o terceiro tenham sido balões menores, abatidos sobre o Alasca e o Canadá, respectivamente. A aparição desses Ovnis está acirrando a tensão entre EUA e China.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.