O técnico da seleção brasileira feminina de vôlei, José Roberto Guimarães, será homenageado com o Troféu Adhemar Ferreira da Silva. A premiação, concedida pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), reconhece personalidades que exemplificam os valores do bicampeão olímpico no salto triplo: ética, eficiência técnica e física, esportividade, respeito ao próximo, companheirismo e espírito coletivo.
A cerimônia de entrega do prêmio acontecerá na próxima quarta-feira (11), durante o Prêmio Brasil Olímpico (PBO), no Vivo Rio, no Rio de Janeiro. Zé Roberto, tricampeão olímpico, expressou sua honra com a distinção, destacando a admiração que nutre por Adhemar Ferreira da Silva e o reconhecimento do COB.
“Fico muito honrado com o prêmio por dois motivos. Primeiro, pela admiração pelo Adhemar Ferreira da Silva, significado dele para o esporte brasileiro e Mundial. E segundo pelo reconhecimento do COB nessa homenagem. Ser algum dos brasileiros a receber essa honraria me deixa muito feliz, porque era um sonho de adolescente representar meu país, vestir a camisa da seleção, era meu grande sonho que consegui realizar.”, declarou o treinador.
Com 21 anos à frente da seleção feminina, Zé Roberto compartilhou sua filosofia de trabalho, enfatizando a importância de valores duradouros e o espírito olímpico. “A cada ciclo existe uma geração diferente, mas o que eu acredito que temos feito bem é a filosofia não mudar. A ideia do quanto é importante estar entre as melhores do mundo, participar dos Jogos, uma medalha de ouro, quanto é importante representar 220 milhões de brasileiros. É como se fosse uma família em que os pais tentam transferir valores. Esses são os valores da nossa seleção, que a gente tem conservado durante anos.”, afirmou.
Ele também destacou a importância do trabalho árduo e do sacrifício: “O resultado não pode ser construído a qualquer custo, mas pelo que você batalhou, por todo o sacrifício que realizou. Minha vida toda foi assim. Eu acredito muito no espírito olímpico. Os valores de família, os valores que meu pai me ensinou, os valores que levo como legado do Bebeto, do Jorjão [Jorge Barros], do Paulo Márcio, são valores que eu tento passar que são importantes.”
Zé Roberto já havia sido eleito um dos melhores técnicos de 2022 no Prêmio Brasil Olímpico.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.