As cidades do Rio de Janeiro e Niterói formalizaram, nesta terça-feira (3), sua candidatura conjunta para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031. A proposta, inicialmente apresentada à Panam Sports na semana anterior, foi entregue ao Comitê Olímpico do Brasil (COB). A decisão final sobre a sede será tomada em 2025, durante a assembleia geral da Panam Sports.
De acordo com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, a candidatura conjunta reforça a capacidade das duas cidades em receber grandes eventos esportivos, gerando um importante legado para a região metropolitana. Paes destacou a vantagem de utilizar a infraestrutura já existente, fruto dos Jogos Pan e Parapan-Americanos de 2007 e dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Segundo ele: “Temos uma vantagem comparativa que é a de não haver a necessidade de grandes investimentos. Os equipamentos esportivos estão prontos, bem cuidados, funcionais, e tenho a certeza de que vamos apresentar uma candidatura com muito legado para as cidades, com muito ganho para a população e, acima de tudo, uma candidatura vencedora.”
O prefeito eleito de Niterói, Rodrigo Neves, enfatizou a força da parceria entre as cidades e a rica tradição esportiva de Niterói, que já revelou diversos atletas olímpicos. Neves expressou otimismo sobre a candidatura: “A candidatura Rio-Niterói é a mais forte para trazer o Pan-Americano de 2031 para o Brasil. Acredito que vai dar tudo certo. Estamos muito animados para trabalhar junto com o Eduardo e a sua equipe nesse projeto, que vai deixar um legado extraordinário para o Rio e, agora, junto com Niterói e região metropolitana.”
Com a candidatura oficializada, o COB irá definir o processo de escolha da representante brasileira na disputa pela sede. Vale lembrar que apenas uma candidatura por país pode ser apresentada. Além da proposta conjunta Rio-Niterói, São Paulo também manifestou interesse em sediar os jogos. O COB possui prazo até 31 de janeiro de 2025 para submeter a candidatura brasileira à Panam Sports. A escolha final da sede ocorrerá em agosto de 2025, durante a Assembleia Geral da Panam Sports, em Assunção, no Paraguai, paralelamente à realização do Pan Júnior.
Para Paulo Wanderley, presidente do COB, a candidatura em conjunto pode ser um diferencial competitivo em relação à candidatura de São Paulo. Ele explicou: “A candidatura compartilhada é uma tendência do Comitê Olímpico Internacional. É um evento multiesportivo. São mais de 30 campeonatos pan-americanos em uma semana, de todas as modalidades”.
Pontos importantes da candidatura Rio-Niterói:
- Utilização da infraestrutura existente, minimizando custos.
- Legado positivo para as cidades e a região metropolitana.
- Parceria entre duas importantes cidades do estado do Rio de Janeiro.
- Tradição esportiva comprovada em ambas as cidades.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.