O ano era em 1961, e o local era o circuito de Monza, na Itália. O alemão Wolfgang von Trips lutava pelo título quando, após uma colisão com o lendário piloto Jim Clark, sua Ferrari “levantou voo” e atingiu parte do público que acompanhava a corrida ao lado da grade. Este grave acidente é, até hoje, o que causou mais mortes na Fórmula 1. Além do próprio Von Trips, 15 espectadores morreram naquele fatídico 10 de setembro.
A F1 ainda assistiria a muitas mortes, mas, felizmente, nas últimas décadas, a segurança do esporte evoluiu bastante, e hoje os fãs e os pilotos podem desfrutar do esporte com muito mais tranquilidade. Além disso, é possível aproveitar o Bet365 app para tentar prever os vencedores das corridas e do campeonato.
No entanto, na década de 1960, a Fórmula 1 era praticamente uma roleta-russa. Era como se na foto de início da temporada os pilotos já soubessem que, no fim do ano, alguns deles não estariam mais presentes. De fato, naquela década, 13 pilotos morreram nas pistas. Mas isso é apenas uma parte da história, já que outros tantos competidores perderam a vida em outros eventos de automobilismo. Isso porque era normal que pilotos de Fórmula 1 também participassem de outras categorias. É o caso de Jim Clark, que mesmo sendo uma lenda da F1, morreu em um grave acidente na Fórmula 2, em 1968.
Wolfgang von Trips era descendente da nobreza alemã e desde cedo demonstrou paixão pelo automobilismo. Ele chegou à Fórmula 1 em 1956 e, a partir daquele momento, foi fortalecendo seu nome com bons resultados. Em 1961, o alemão liderava o campeonato e disputava o título com seu companheiro de Ferrari – o americano Phil Hills.
No Grande Prêmio da Itália, em Monza, após largar na pole position, Von Trips acabou caindo para a sexta colocação. Ao tentar ultrapassar Jim Clark, os carros se tocaram, e a Ferrari do alemão subiu o barranco e “decolou”, atingindo os espectadores que estavam ao lado da pista – separados apenas por uma cerca. Von Trips morreu na hora, e outras 15 pessoas também perderam a vida neste episódio.
Os anos seguintes foram muito difíceis para Jim Clark, que chegou a enfrentar problemas com a Justiça italiana devido ao acidente. Mesmo assim, conseguiu levar sua carreira adiante e conquistar duas vezes o título da Fórmula 1 (1963 e 1965), além de vencer as 500 Milhas de Indianápolis (1965). Por fim, em 1968, Clark, assim como Von Trips, perderia a vida em um grave acidente.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.