Esportes

Prêmio Brasil Olímpico: Rebeca Andrade e Caio Bonfim são os melhores atletas do ano

O Prêmio Brasil Olímpico premiou os melhores atletas brasileiros de 2024 em uma cerimônia realizada no Rio de Janeiro na noite de quarta-feira (11). A ginasta Rebeca Andrade e o marchador Caio Bonfim foram os grandes vencedores, recebendo o prestigioso Troféu Rei Pelé, destinado ao melhor atleta do ano em todas as modalidades.

Rebeca Andrade, que superou Ana Sátila (canoagem) e Beatriz Souza (judô) na disputa feminina, conquistou seu quarto prêmio de melhor do ano. Em mensagem em vídeo, a atleta, ausente da cerimônia, agradeceu a honraria e celebrou seu ano excepcional em Paris, onde se tornou a maior medalhista olímpica brasileira da história, com seis medalhas. “Gostaria de deixar um beijo e um agradecimento muito especial por este prêmio. Meu quarto prêmio de melhor do ano”, disse Rebeca.

Na categoria masculina, Caio Bonfim, que venceu Edival Pontes (taekwondo) e Isaquias Queiroz (canoagem), conquistou uma medalha de prata histórica em Paris, a primeira do Brasil na marcha atlética. Em seu discurso, o atleta destacou a conquista como um exemplo de persistência: “Acho que sou o primeiro atleta olímpico a ganhar a sua medalha olímpica apenas na quarta edição. Mas nesta quarta Olimpíada aprendi uma lição: acredite nos seus sonhos”, afirmou.

Além dos principais prêmios, a cerimônia homenageou José Roberto Guimarães, técnico da seleção brasileira feminina de vôlei, com o Troféu Adhemar Ferreira da Silva. A homenagem reconhece a trajetória e os valores exemplares do técnico, espelhando a ética e a excelência do bicampeão olímpico no salto triplo. “É um enorme prazer estar aqui recebendo essa honraria. O Adhemar Ferreira da Silva é um dos maiores ícones do nosso esporte, trouxe valores muito importantes. Agradeço muito por ser o 23º a receber esse troféu”, declarou Zé Roberto.

Três prêmios foram definidos por votação popular. Gustavo Bala Loka Oliveira recebeu o prêmio de Atleta Revelação, tornando-se o primeiro brasileiro a representar o país no BXM Park Freestyle nos Jogos Olímpicos, onde obteve a sexta colocação. A canoísta Ana Sátila, que competiu em 12 provas em três categorias em Paris, conquistou o Prêmio Inspire, um reconhecimento à sua perseverança. Finalmente, Caio Bonfim também foi eleito o Atleta da Torcida.

A premiação também reconheceu o trabalho dos treinadores. Sarah Menezes (judô) recebeu o prêmio de Melhor Treinadora Individual, Francisco Porath (ginástica artística) o de Melhor Treinador Individual, e Arthur Elias (futebol feminino) o de Melhor Treinador de Modalidade Coletiva.

Por fim, as equipes também foram celebradas. A equipe mista de judô recebeu o prêmio de Melhor Evento Misto pela conquista da primeira medalha olímpica do Brasil na categoria. A seleção brasileira feminina de futebol, medalha de prata em Paris, foi eleita a Equipe do Ano.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.