O Brasil já pode se considerar medalhista olímpico no surfe. Na noite desta segunda (manhã de terça no Japão), o potiguar Italo Ferreira e Gabriel Medina avançaram à semifinal masculina, garantindo ao menos um pódio para o país na pior das hipóteses – no melhor resultado, eles podem se enfrentar na disputa do ouro.
Gabriel despachou o francês Michel Bourez nas quartas de final por 15.33 a 13.66. Ele encara o japonês Kolohe Andino na semi. Já Italo eliminou Hiroto Ohhara, do Japão, por 16.30 a 11.90. O potiguar aguarda o vencedor de Lucca Mesinas (Peru) x Owen Wright (Austrália), que se enfrentam neste momento.
As semifinais, disputa do bronze e final serão realizadas ainda na virada desta segunda para terça-feira. Gabriel Medina entra na água para enfrentar Kanoa Igarashi às 23h48. Italo compete logo depois à 00h24. A disputa do bronze será às 2h16 de terça, e decisão do ouro às 3h46. As disputas decisivas do naipe feminino também acontecem nesta madrugada com a brasileira Silvana Lima entre as oito melhores.
Italo abre bateria com aéreo
Italo Ferreira apresentou o seu cartão de visitas a Hiroto Ohhara ao pegar um lindo aéreo de 9.73 logo na primeira onda da bateria. O japonês respondeu com um 5.17 e um 2.83, insuficientes para passar à frente. Sem uma segunda nota até então, Italo tratou de pegar um 3.50 para melhorar o seu somatório para 13.23. Pouco depois, ele achou uma direita nota 5.00, subindo o seu total para 14.73.
A oito minutos do fim, o brasileiro praticamente definiu a sua situação na bateria ao pegar mais uma boa onda. Como recebeu 6.43 de nota, Italo foi a 16.16 de somatório, jogando Hiroto Ohhara na combinação. A partir de então, coube ao potiguar apenas administrar o resultado até a confirmação da vitória com direito a mais uma boa onda de 6.57. Festa brasileira em Tsurigasaki.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.