A potiguar Joana Neves, da natação, foi eleita pelos fãs do esporte a segunda melhor paratleta do Brasil em votação realizada no site do Prêmio Paralímpicos 2015. A premiação foi realizada na noite de quinta (09) no Rio de Janeiro. Concorreram ao prêmio por voto popular, além de Joana, a lançadora e arremessadora Shirlene Coelho e a saltadora Silvania Costa, eleita a melhor paralímpica de 2015 com 63,98% dos votos.
Joana Neves obteve 20,06% dos votos. A cerimônia ainda premiou os melhores atletas das 22 modalidades do programa paralímpico. Também receberam homenagem Fábio Dias (atletismo), como melhor técnico de modalidade individual, e Dailton Freitas (goalball), melhor técnico do ano em esportes coletivos. O prêmio de atleta revelação foi para Daniel Tavares, do atletismo. O jovem de 19 anos foi campeão mundial em Doha nos 400m T20.
O presidente do CPB, Andrew Parsons, homenageou o senador Romário e a deputada federal Mara Gabrilli, que receberam o prêmio personalidade paralímpica do ano. Os dois não puderam estar presentes na premiação no Rio, mas foram lembrados pela importância do trabalho de ambos pela aprovação do Estatuto da Pessoa com Deficiência – Lei Brasileira da Inclusão, sancionado pela presidenta Dilma Rousseff em julho.
Para escolha dos melhores atletas das 22 modalidades, dos técnicos e do atleta revelação, foram ouvidos diretores e chefes técnicos do Comitê Paralímpico Brasileiro e representantes do Conselho dos Atletas.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.