Transcendendo fronteiras, o futebol é um esporte muito popular em todo o mundo e também no Brasil, amado por pessoas de todas as idades. O Brasil teve e tem um papel fundamental no futebol e na sua história, existindo uma grande identidade nacional que vai se relacionando com o futebol e tendo também um grande impacto na nossa economia nacional.
Sendo uma potência no futebol, com uma das melhores seleções do mundo, destacando ainda os cinco títulos da Copa do Mundo, o Brasil é conhecido por produzir alguns dos melhores jogadores como o Pelé, deixando o nosso país cheio de orgulho pela nossa história e por unir nossas raízes com camaradagem e competição saudável. Na América Latina não é o único jogador de referência, sendo também Messi uma grande referência mundial.
Pelé: considerado por muitos o melhor de todos os tempos
Se não conhecer o nome Edson Arantes do Nascimento é porque ele se tornou conhecido com outro nome, Pelé. Nascido em 23 de outubro de 1940 em Minas Gerais começou sua carreira com apenas 15 anos e tornou-se um fenómeno global do exporte brasileiro e internacional.
Sua história é comovente, pois cresceu em uma família pobre e passou a infância jogando futebol nas ruas, tendo sido descoberto por um ex-jogador de futebol que o levou para treinar no Santos Futebol Clube, que na época era um dos times principais do Brasil.
Ele se estreou pelo Santos em 1956 com 15 anos, tendo marcado 38 golos em 29 jogos e levado o Santos ao campeonato estadual. Dois anos depois, com 17 anos, liderou a seleção brasileira em sua primeira conquista da Copa do Mundo e continuou a brilhar nos anos seguintes, tendo marcado mais de 1200 golos em toda a sua carreira, sendo até hoje um recorde mundial que ninguém conseguiu ultrapassar.
Não é apenas no futebol que Pelé se destacou, pois ele era também um embaixador do futebol, tendo ajudado a popularizar o exporte tornando-se uma figura querida por todos os amantes de futebol.
Ele se aposentou em 1977, mas continuou trabalhando em prol do exporte tendo criado sua própria fundação, a Fundação Pelé, que se dedica ao desenvolvimento social e ao bem-estar usando o futebol, e aparecendo em vários filmes de televisão e sendo também comentarista de futebol.
Sua humildade, habilidade e dedicação ao exporte o tornaram uma das figuras mais importantes do futebol de todos os tempos até à sua morte, que ocorreu em 29 de dezembro de 2022, em São Paulo, no Brasil.
Messi: o melhor do mundo em outra geração
Lionel Messi nasceu em 24 de junho de 1987, sendo considerado um dos melhores jogadores de todos os tempos. Começou sua carreira ainda em criança no futebol e se destacou desde logo por sua habilidade e talentos excecionais. Aos 13 anos de idade se juntou ao Barcelona, fazendo estreia em sua equipe principal e se tornando um jogador fundamental para o clube em pouco tempo. Messe conquistou no Barcelona 10 títulos da La Liga, sete Copas do Rei e quatro Ligas dos Campeões da UEFA, números impressionantes não só para o Barcelona, equipe onde você pode apostar online com EstrelaBet, como também para o Messi.
O jogador do PSG liderou a seleção Argentina em 2008, conquistando a medalha de ouro e foi um membro importante da seleção da Argentina em 2014 quando chegou à final da Copa do Mundo, no Brasil.
Conquistou em toda a sua carreira muitos prémios, como a Bolas de Ouro da FIFA que o reconhecem como o melhor jogador do mundo, sendo o melhor artilheiro do Barcelona na história do Clube.
Tal como Pelé, Messi tem também uma fundação com o seu nome, a Fundação Lionel Messi, uma organização que apoia crianças carentes na Argentina e outros países. Ele é uma inspiração para muitos jogadores e crianças de todo o mundo, sendo um jogador que transcendeu as fronteiras do seu país e sendo também um símbolo de unidade.
Coisas em comum entre Pelé e Messi
Sendo dois jogadores excecionais, Pelé e Messi têm algumas coisas bem interessantes em comum, sendo que todas elas estão relacionadas com o futebol Em primeiro lugar, ambos venceram vários prémios de Bola de Ouro da FIFA em gerações diferentes, reconhecendo assim que são os melhores jogadores do mundo em um determinado ano. Como já havíamos dito, ambos têm suas próprias fundações criadas por eles, para apoiar os que têm mais carência económica, fazendo por isso uma boa ação através de suas carreiras profissionais. Um outro motivo de orgulho e comparação é que ambos têm grandes fãs pelo mundo inteiro e servem, no caso de Pelé mesmo depois da sua morte, de inspiração para as gerações mais novas conseguirem alcançar os seus objetivos. E por último, ambos têm habilidades excecionais no futebol e uma visão do jogo muito tática que fazem deles, em diferentes gerações, dos melhores jogadores do mundo.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.