Completar 100 anos de história é uma grande conquista para um clube de futebol e erguer uma taça em um momento tão simbólico é um gol que poucos marcaram no Brasil: O América Futebol Clube conseguiu esse feito.
Nesta terça-feira (14), a torcida comemora o centenário de fundação do Orgulho de Natal ainda embalada pelo 35º título potiguar, conquistado sobre o rival ABC, no primeiro semestre.
No dia 14 de julho 1915 nascia o Mecão – como também é conhecido por sua torcida – pelas mãos de jovens estudantes, comerciários e funcionários públicos de Natal. Recebeu o nome de América em homenagem ao América Football Club, que se destacava no futebol do Rio de Janeiro. Dos clubes potiguares, o alvirrubro é o time com mais participações no Campeonato Brasileiro da Série A. O título mais relevante foi a Copa do Nordeste de 1998.
Para comemorar a importante data, a diretoria do clube realiza algumas ações para a torcida do alvirrubro desde o início da temporada: pôs à venda um modelo retrô do manto vermelho e branco, a camisa centenária; promoveu no último dia 5 de julho a Festa do Campeão Centenário, que reuniu milhares de pessoas na Arena das Dunas; e até o fim do ano mais eventos estão programados. Confira a programação do dia do centenário:
7h – Hora do orgulho bater forte no peito: Alvorada na sede social do América Futebol Clube
8h – Confraternização alvirrubra com café da manhã na sede social do América Futebol Clube
9h30 – Sessão solene da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte
11h – Descerramento de placa na primeira sede do América, localizada na ria Vigário Bartolomeu, número 565, Cidade Alta.
19h – Missa na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação
20h – Show pirotécnico: Céu de Bagdá
20h30 – 100 anos de paixão: Sessão comemorativa no Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte.
Copa do Nordeste de 1998, maior título do América de Natal:
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.