O dia 14 de novembro é o prazo final para as 32 seleções que disputarão a Copa do Mundo FIFA de 2022, disputada no Qatar, inscreverem seus 26 convocados para a competição.
Por mais que cada torcedor ou jornalista admire ou preveja seu melhor jogador entre as principais seleções, alguns atletas são apostas quase certas para apresentarem um bom desempenho e encantarem bilhões de espectadores ao redor do planeta.
Confira uma seleção de alguns dos jogadores que chegarão ao Qatar cercados de mais expectativas e atenção.
Celebridades em seu último mundial
Cristiano Ronaldo e Lionel Messi dispensam apresentações: são os maiores jogadores de sua geração e estão em qualquer lista dos melhores futebolistas de todos os tempos.
Com 37 e 35 anos, respectivamente, ambos já declararam que farão sua última Copa em 2022 – e que irão deixar tudo de si em campo, o que já é mais do que suficiente para não tirarmos os olhos dos jogos de Portugal e Argentina.
Além disso, outros veteranos consagrados farão sua última aparição na principal competição do futebol mundial, como o atacante alemão Thomas Muller, os atacantes uruguaios Luis Suárez e Edwin Cavani, o volante espanhol Sergio Busquets, o meio croata Luka Modric e o zagueiro brasileiro Thiago Silva.
Nem tão veterano assim, o atacante Neymar, de 30 anos, também indicou que essa pode ser sua última Copa e, portanto, última chance de brilhar.
Craques que estão no auge
Atual melhor jogador do mundo por escolha da revista France Football, Karim Benzema, do Real Madrid, é um dos atletas que chega ao Qatar atuando como nunca em sua carreira, tendo tudo para ser uma das estrelas do mundial.
Seu companheiro de seleção, Kylian Mbappé, também chega em grande forma e mais experiente do que em 2018, quando já foi o destaque da seleção francesa na conquista da Copa da Rússia.
O polonês Robert Lewandowski, o belga Kevin De Bruyne e o holandês Virgil Van Djyk são outros jogadores que dominaram os campos europeus nas últimas temporadas e, apesar de atuarem em equipes com menos favoritismo, podem se sobressair em novembro e dezembro.
Jovens em ascensão
Além dos veteranos e das grandes celebridades do mundo da bola, a Copa do Mundo no Qatar irá reunir uma constelação de jovens jogadores que já são uma realidade em seus clubes, principalmente atuando no futebol europeu, e que terão a oportunidade de se consolidar no panteão dos jogadores decisivos em mundiais.
Os brasileiros Vinícius Júnior e Rodrygo e o uruguaio Frederico Valverde, por exemplo, chegam credenciados pelas excelentes atuações no título do Real Madrid na Liga dos Campeões, e têm de tudo para serem decisivos no mundial.
O Brasil ainda tem outros destaques estreantes em Copa, como Antony, do Manchester United, Raphinha, do Barcelona, Gabriel Martinelli, do Arsenal, e Lucas Paquetá, do West Ham.
Ainda na América do Sul, a Argentina apresentará o centroavante Julián Alvarez para o mundo, após boas atuações no River Plate e no Manchester City, e o Uruguai terá, além de Valverde, o atacante Darwin Nuñez, do Liverpool.
Na Espanha, estarão em campo os dois últimos jogadores escolhidos como a melhor promessa jovem do mundo no prêmio Golden Boy: os meias Pedri e Gavi, do Barcelona, e a seleção portuguesa deposita grandes esperanças no rápido ponta Rafael Leão, eleito melhor jogador do último campeonato italiano atuando pelo Milan. Vale ficar de olho também na dupla de meio-campistas franceses do Real Madrid, Eduardo Camavinga e Aurélien Tchouaméni, que promete encantar os espanhóis e o mundo por muitos anos.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.