(ANSA) – Após uma novela que se arrastava havia mais de duas semanas, o craque brasileiro Neymar não é mais jogador do Barcelona. O clube catalão comunicou na tarde desta quinta-feira (3) a rescisão do contrato do atleta, após ter recebido o pagamento de 222 milhões de euros referente a sua multa rescisória.
Segundo nota divulgada no site oficial do Barça, a quantia foi quitada por representantes do atacante – que assinará contrato com o Paris Saint-Germain – durante uma reunião na sede da equipe. “Na tarde de quinta-feira, representantes legais de Neymar Jr. visitaram pessoalmente os escritórios do clube e fizeram o pagamento de 222 milhões de euros em nome do jogador”, diz o comunicado.
O Barcelona ainda acrescenta que repassará os detalhes da operação à Uefa, para que a entidade europeia possa determinar eventuais “responsabilidades disciplinares” ligadas à transferência. Durante a manhã, o advogado de Neymar, Juan de Dios Crespo, tentara depositar a quantia na Liga Espanhola (LaLiga), como manda o protocolo, mas a entidade se recusou a receber o dinheiro, alegando “dúvidas éticas e financeiras” sobre a operação.
Sendo assim, a equipe do craque se dirigiu diretamente ao Barcelona para entregar o cheque. Com isso, o brasileiro se torna o jogador mais caro da história do futebol, custando mais que o dobro do recorde anterior, os cerca de 110 milhões de euros pagos pelo Manchester United para tirar o francês Paul Pogba da Juventus.
A transferência deve se tornar alvo de investigação da Uefa, já que a entidade possui regras de fair play financeiro que impedem um clube de gastar mais do que aquilo que arrecada – a engenharia por trás da operação ainda não foi divulgada.
Há pouco mais de um ano, o PSG já havia feito uma investida para contratar Neymar, mas sem sucesso. O atleta acabou renovando com o Barça e ganhando um aumento que elevou seu salário para 15 milhões de euros por temporada.
No entanto, o clube francês voltou à carga na atual janela de transferências, prometendo pagar a multa rescisória caso Neymar se mostrasse disposto a trocar Barcelona por Paris. O jogador ainda não comentou publicamente a mudança de time, mas a imprensa catalã afirma que ele deseja sair da sombra de Lionel Messi.
O atacante chegará ao PSG com status de principal jogador e a tarefa de levar a equipe ao inédito título da Liga dos Campeões da Europa. Para isso, receberá o maior salário do futebol mundial, um valor superior a 30 milhões de euros por temporada.
Também contribuiu para a mudança de ares o fato de o Paris Saint-Germain contar com vários brasileiros em seu elenco, como Daniel Alves, Thiago Silva, Marquinhos e Lucas. Existe a expectativa de que Neymar seja apresentado oficialmente nesta sexta-feira (4), em uma grande festa no centro de Paris.
O craque ficou no Barcelona durante quatro anos e ganhou uma Liga dos Campeões, um Mundial da Fifa, dois Campeonatos Espanhóis, uma Supercopa da Uefa e uma Supercopa da Espanha, formando com Messi e Luis Suárez um dos melhores trios de ataque do planeta. (ANSA)
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.