Esportes

Natalense se prepara para as Olimpíadas de Tóquio

O caminho para conquistar uma medalha nos Jogos Olímpicos é longo, mas não impossível para aqueles que sonham. E a jornada para aqueles que desejam chegar ao pódio, começa muito antes da famosa cerimônia de abertura quando o fogo olímpico anuncia o início da maior competição multiesportiva do mundo. O atleta natalense de remo, Luiz Felipe Silva, é um dos que sonham com uma vaga no mundial e já está se preparando com afinco para o evento que será realizado em Tóquio, no Japão, em 2020.

Aos 28 anos, Luiz faz parte – desde o início de 2018 – da equipe do Clube de Regatas do Flamengo, no Rio de Janeiro, o maior Centro de Treinamento do Brasil. O Flamengo tem dado todo suporte para uma classificação olímpica. No dia 13 de março, ele se dirigiu para São Paulo com a equipe para participar da seletiva nacional para competições internacionais. Apesar deste não ser considerado um ano tão importante, o remador explica que é um período de construção para, em 2019, se classificar para os Jogos Pan-Americanos e, no ano seguinte, para as Olimpíadas no Japão.

Treinado pelo francês Stéphane Durand e acompanhado pelo diretor-técnico e também treinador da Seleção Brasileira, Marcelo Varrieli, o atleta acredita que está sendo bem orientado, mas a corrida pela vaga olímpica tem sido concorrida. “A rotina de treino é dura, treino nos dois turnos, manhã e tarde. Alguns dias, são dois treinos pela manhã e mais um à tarde”, relata.

Luiz Felipe Silva remo natal rio grande do norte olimpiadas japao toquio 2020

Natural de Natal, ele iniciou a carreira no Sport Club e fala da importância do esporte em sua vida e deseja que outros jovens, que hoje vivem em um ambiente de risco, tenham a oportunidade de formação pessoal que o remo lhe proporcionou. “O esporte foi um divisor de águas na minha vida, pois venho de um local onde a cultura de ilegalidade predomina e o sujeito, enquanto produto do meio, precisa de políticas públicas que contribuam para seu crescimento pessoal e intelectual”, argumenta. Ele acrescenta que uma série de valores morais e éticos são extraídos diariamente durante a rotina de treino e o Sport atende jovens de comunidades como Passo da Pátria, Rocas, Santos Reis e Brasília Teimosa. “Eles vivem em ambiente de risco e o esporte é um aliado na formação pessoal”.

VITÓRIAS

O atleta pratica o esporte desde os 12 anos de idade. Tudo começou quando, aos 8 anos, ele assistiu os treinos do tio Onaldo Gomes da Conceição que foi quem lhe apresentou a modalidade. No início, o remo era mais lúdico, recreativo, mas aos 14 anos, a coisa ficou séria. “Escolhi aquilo para mim. Mas meu tio falou que só permitiria que eu continuasse, se eu treinasse para ser campeão, pois o treinador, Geraldo Belo Moreno, hoje já falecido, era muito exigente. Daí eu continuei treinando firme e almejando resultados a níveis locais e regionais”, conta.

Em 2007, com 17 anos, Luiz Felipe foi campeão Norte-Nordeste na categoria adulta. No ano seguinte, ele recebeu a convocação para a Seleção Brasileira de Remo e passou 40 dias treinando em Saquarema (RJ) para a Regata Internacional de Harvard. O atleta ficou como reserva e acabou não indo para a competição nos Estados Unidos, fato que não abalou suas expectativas. “Me mostrou que era possível sonhar com uma classificação Internacional, mesmo treinando em Natal com tão pouco, tendo o mínimo. Era apoiado pelo treinador que, além de um técnico, era um patrocinador e pai”.

Quando Geraldo Belo Moreno faleceu, o remador recebeu uma proposta para fazer parte da equipe do Botafogo de Futebol e Regatas e aceitou. Nesse período, Silva foi campeão brasileiro e oitavo do mundo na Lituânia. Apesar dos bons resultados, ele resolveu voltar a Natal para estudar. “Foi uma escolha minha, o que iria interferir em rendimentos de excelência, já que em Natal não tinha toda estrutura necessária, mas uma vida paralela também era importante. Daí fiz o Curso de Educação Física”. Luiz concluiu a Graduação em 2016 pela UnP – integrante da rede Laureate, e em 2018, voltou para o Rio de Janeiro fechando com o Flamengo.

ESFORÇO

Para ele, a formação acadêmica tem sido uma aliada no controle de treino, recuperação e até orientação da base, já que ele tem ajudado na captação de escolares. A equipe é composta por mais de 50 atletas, pensando no futuro. “Isso é fundamental quando se pensa em uma cultura de rendimento e compromisso com o resultado”, afirma.

Além do treino físico, o atleta conta que é um desafio estar longe da família. Antes de ser integrado definitivamente ao Flamengo, Luiz realizou treinos no Clube durante o mês de janeiro. Em fevereiro, Luiz voltou a Natal e passou o carnaval inteiro treinando, de domingo a domingo. Foi quando ele recebeu a proposta de voltar ao Rio em definitivo. “Ficar longe de família, esposa, pessoas que amo, é muito difícil. Mas minha família apoiou e minha esposa está comigo na luta. Não é fácil. Acompanhar quando se está no pódio é moleza, mas a trajetória e sacrifícios são duros. Diversas vezes já chorei debaixo de chuveiro de dor muscular e psicológica: saudade de casa”.

Apesar dos obstáculos e dos riscos de não alcançar a classificação, Luiz Felipe afirma que estará feliz por ter tentado. “O que não quero é ter um questionamento na minha cabeça, ficar me perguntando se poderia ter dado certo. Com os percalços da vida, mudei meu caminho, mas o amor ao sonho me trouxe de volta”.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.