O suíço Joseph Blatter decidiu deixar o cargo de presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa), em meio ao escândalo de corrupção. Platini preside a Uefa desde 2007 e integra o Comitê Executivo da Fifa desde 2002. O candidato à presidência fez críticas à longa gestão de Blatter (no cargo desde 1998), entendendo ser necessária renovação.
Michel Platini é a aposta dos cartolas europeus, e busca o apoio de pelo menos quatro de seis confederações. O Comitê Executivo da Fifa já anunciou a data da eleição, que acontecerá dia 26 de fevereiro.
Joseph Blatter
Ex-jogador da seleção francesa, Platini era contra a reeleição de Blatter em eleição ocorrida no fim de maio, na Suíça. Platini apoiou o candidato da Uefa, o jordaniano Ali Bin Al-Hussein, que ganhou força dias antes do pleito em virtude do escândalo que resultou na detenção de sete dirigentes.
Já era esperada a intenção de Platini concorrer ao cargo de presidente da Fifa. Em seus discursos recentes, o francês frisava o desejo de “devolver a dignidade à Fifa”, investigada pel Justiça dos EUA.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.