A conquista inédita do Botafogo na Libertadores da América abriu uma vaga adicional para o Campeonato Brasileiro na edição de 2025 da competição continental. Inicialmente, apenas os seis primeiros colocados da Série A e o campeão da Copa do Brasil (Flamengo) garantiriam vaga. No entanto, com o Botafogo em primeiro e o Flamengo em quinto lugar, a classificação se altera, beneficiando diretamente o Bahia e o Corinthians.
Após sete jogos sem vitória, incluindo cinco derrotas seguidas, o Bahia venceu o Cuiabá por 2 a 1, em partida válida pela 36ª rodada. Eliel abriu o placar para o Cuiabá, mas Ademir empatou para o Bahia antes do intervalo. Na segunda etapa, Lucho Rodríguez garantiu a vitória tricolor, encerrando o jejum de resultados positivos.
Com 50 pontos, o Bahia supera o Corinthians, que também tem 50 pontos, por ter mais vitórias (14 a 13). Apesar disso, o Corinthians vive um ótimo momento, tendo vencido suas últimas sete partidas no Brasileirão. A mais recente vitória foi um 4 a 2 sobre o Criciúma, de virada, após ter perdido o primeiro tempo por 2 a 0, com gols de Yannick Bolasie. No segundo tempo, Rodrigo Garro e Matheus Bidu empataram o jogo antes de Yuri Alberto virar a partida e marcar seu 13º gol na competição, assumindo a artilharia isolada.
A vitória do Corinthians contribuiu para aumentar a pressão sobre o Cruzeiro, que ocupa atualmente a nona posição com 48 pontos, embora tenha uma partida a menos que Bahia e Corinthians. A situação do Cruzeiro é ainda mais delicada, considerando o seu desempenho recente: apenas uma vitória nas últimas dez rodadas. O time mineiro joga contra o Red Bull Bragantino neste domingo para tentar se manter na briga por uma vaga na Libertadores.
O Criciúma, derrotado pelo Corinthians, se encontra na zona de rebaixamento (17º lugar com 38 pontos), a um ponto do Fluminense e a três do Athletico-PR, que se enfrentam neste domingo. O Grêmio, com 41 pontos, também pode se distanciar da zona de rebaixamento em seu jogo contra o São Paulo.
A próxima rodada terá um confronto crucial entre Bahia e Corinthians, na Neo Química Arena. O resultado dessa partida pode definir a classificação de uma das equipes para a Libertadores de 2025.
As chances do Vasco e do Vitória de conquistarem uma vaga na Libertadores diminuíram consideravelmente. O Vitória, com 42 pontos, enfrenta o Fortaleza neste domingo, podendo chegar a no máximo 51 pontos, dependendo de tropeços dos seus concorrentes diretos. Já o Vasco, após um empate em 2 a 2 contra o Atlético-GO, precisa de uma combinação improvável de resultados para manter a esperança. O Atlético-GO, que venceu o primeiro tempo por 2 a 0 com gols de Luiz Fernando, viu o Vasco diminuir com Max Dominguez e empatar nos acréscimos com Alex Teixeira.
Ironicamente, o Atlético-MG, finalista da Libertadores, está fora da disputa por uma vaga na competição continental em 2025. Mesmo que chegue aos 50 pontos, o time não teria o número de vitórias necessárias para ultrapassar Bahia e Corinthians na classificação.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.