Beatriz Souza, a única brasileira a conquistar o ouro no judô nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, recebeu uma importante indicação: a de melhor judoca mulher do mundo pela Federação Internacional de Judô (IJF).
A atleta, campeã olímpica na categoria até 78 kg, concorre ao prêmio IJF Judo Awards ao lado de outras seis medalhistas de ouro em Paris: Natsumi Tsunoda (Japão), Diyora Keldiyorova (Uzbequistão), Christa Deguchi (Canadá), Andreja Leski (Eslovênia), Barbara Matic (Croácia) e Alice Bellandi (Itália). A votação, aberta ao público no site da IJF, começou em 10 de dezembro e se encerra em 10 de janeiro de 2025.
A IJF destacou a "técnica poderosa e resiliência" de Bia Souza, considerando-a "uma das mais formidáveis estrelas do judô, uma campeã do povo em seu país natal, o Brasil". Os vencedores do IJF Awards serão anunciados em 2 de fevereiro, durante o Grand Slam de Paris, competição que abre o calendário de judô de 2025.
Além do ouro olímpico individual, Bia Souza conquistou a medalha de bronze na competição por equipes em Paris. Aos 26 anos, a paulista de Itariri (SP) coleciona feitos memoráveis em 2024: foi eleita a melhor judoca do ano no Prêmio Brasil Olímpico e indicada à Atleta Mulher do Ano na mesma premiação, competindo também nas categorias Atleta da Torcida, Prêmio Inspire e Influenciador do Ano. A cerimônia de premiação acontece no Rio de Janeiro, com
pelo canal do Time Brasil no YouTube.
O ano vitorioso de Bia inclui também o título no Grand Prix da Áustria, em março, e o ouro no Campeonato Pan-Americano de judô, no Rio de Janeiro, em abril. Atualmente, ela ocupa a vice-liderança do ranking mundial na categoria até 78 kg.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.