Com a temporada 2024 chegando ao fim, as principais competições do país e do continente ficarão bastante emocionantes. Muitos torcedores, aliás, estão aproveitando que o Betano é seguro para apostas para dar seus palpites sobre os futuros campeões.
E esta é a pergunta que todos estão se fazendo: quem são os favoritos aos principais títulos da temporada?
Bem, o cenário é diferente em cada uma das competições e a verdade é que elas ainda seguem indefinidas, embora, é claro, já seja possível identificar os favoritos em algumas delas.
De todo modo, quando se trata de futebol brasileiro e sul-americano, a imprevisibilidade é um dos fatores que quase sempre estão presentes. Portanto, todo o cenário do momento sempre pode mudar rapidamente.
Brasileirão
No Brasileirão, a vantagem é do Botafogo, que lidera a competição. No entanto, Palmeiras e Fortaleza ainda têm chances de brigar pela taça.
O Fogão e o Verdão, aliás, têm um confronto direto pela frente. Ou seja, embora o momento do Botafogo seja melhor, inclusive psicologicamente, muitas coisas ainda podem acontecer.
Na temporada passada, como todos se lembram, o Botafogo também tinha ampla vantagem, mas acabou deixando o título escapar. E foi justamente o Palmeiras que aproveitou o vacilo alvinegro para ficar com a taça.
Portanto, a corrida pelo título brasileiro segue aberta, e é preciso ver o que acontecerá nas próximas rodadas. Até porque o Botafogo também está envolvido em outra disputa de peso.
Libertadores
Como dito, o Brasileirão não é a única competição em que o Botafogo está brigando pelo título. A equipe carioca também está garantida na final da Libertadores e irá medir forças com o Atlético Mineiro.
A grande decisão será disputada em jogo único, no Monumental de Núñez, em Buenos Aires.
Por enquanto, não é possível apontar um favorito, embora a temporada do Botafogo venha sendo melhor. O Glorioso apresentou, ao longo do ano, um futebol mais vistoso e talvez tenha mais armas para vencer o jogo.
Mas Gabriel Milito também conseguiu transformar o Galo em um time bastante eficiente – e bons jogadores não faltam no elenco atleticano.
Além disso, o conjunto mineiro mostrou uma força copeira neste ano e, além da Libertadores, também chegou à final da Copa do Brasil.
Copa do Brasil
Na Copa do Brasil, o Galo tem o Flamengo pela frente. E no primeiro jogo da final, disputado no último domingo (3), o Rubro-Negro saiu na frente.
Com dois gols de Gabigol e um de Arrascaeta, o Flamengo soube se impor no Maracanã. Allan Kardec descontou para o Galo, mas o placar de 3 a 1 dá uma vantagem considerável à equipe carioca.
O segundo jogo acontecerá no próximo domingo (10) e, embora no futebol tudo possa acontecer, é inegável que o favoritismo está com o Flamengo.
Sul-Americana
Outro torneio em que há um brasileiro envolvido é a Copa Sul-Americana. O Cruzeiro irá duelar com o Racing, da Argentina, em uma final que também deverá ser marcada pelo equilíbrio.
Ambos os times, inclusive, já se enfrentaram em duas finais: e um cada um deles obteve uma vitória.
Na Supercopa da Libertadores de 1988, o título ficou com o Racing. Quatro anos mais tarde, porém, os dois clubes voltariam a se enfrentar em uma final da mesma competição.
Dessa vez, o troféu iria para Belo Horizonte.
Agora, portanto, Cruzeiro e Racing vão desempatar a série. A final, disputada em jogo único, acontece no dia 23 de novembro, em Assunção, no Paraguai.
Uma vitória brasileira ampliará o domínio do país no continente sul-americano. No entanto, se o Racing vencer, o resultado poderá dar um empurrão para que os argentinos voltem a ganhar confiança. Vejamos, portanto, o que acontecerá nos próximos dias no Brasil e na América do Sul.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.