O Flamengo se consagrou campeão da Copa do Brasil após vencer o Atlético-MG por 1 a 0 na tarde deste domingo (10), no estádio Mineirão, em Belo Horizonte. O triunfo assegurou ao time carioca o pentacampeonato da competição, um feito alcançado anteriormente em 1990, 2006, 2013 e 2022.
Com a vitória por 3 a 1 no jogo de ida, realizado no Maracanã, o Flamengo levou a taça com um agregado de 4 a 1.
O time comandado pelo técnico argentino Gabriel Milito iniciou a partida com uma forte pressão ofensiva. A primeira chance surgiu logo aos 4 minutos, quando Zaracho tentou um chute de primeira, que desviou em Wesley antes de sair para fora.
Aos 13 minutos, foi a vez de Hulk fazer o goleiro Rossi trabalhar com uma cobrança de falta perigosa. O atacante, que sempre representou ameaça para a defesa rubro-negra, voltou a testar o goleiro do Flamengo aos 18 minutos, com uma pancada da entrada da área.
Com o Galo tentando pressionar, o Flamengo teve dificuldades para criar chances claras, mas aos 24 minutos, Wesley fez um bom avanço pela direita e cruzou para Arrascaeta, que tentou o famoso “peixinho”, mas a bola passou por cima da meta defendida por Everson.
A melhor oportunidade de gol do Atlético-MG surgiu aos 35 minutos, quando Paulinho, após erro de Rossi e Pulgar dentro da área, recebeu a bola livre para finalizar. Contudo, o goleiro do Flamengo conseguiu se recuperar a tempo e fez uma grande defesa.
Mudanças no segundo tempo
No intervalo, o técnico Gabriel Milito fez uma alteração ofensiva, colocando o centroavante Alan Kardec no lugar de Otávio, um volante. A substituição surtiria efeito imediato. Logo aos 8 minutos, Gustavo Scarpa quase abriu o placar, mas sua finalização foi defendida por Rossi. Hulk, aos 14 minutos, também teve sua oportunidade, mas o goleiro rubro-negro manteve a vantagem para o Flamengo.
Porém, a mudança na formação do Atlético-MG deixou o time mais exposto, o que proporcionou ao Flamengo boas oportunidades em contra-ataques. A mais clara delas aconteceu aos 17 minutos, quando Bruno Henrique, após substituir Gabigol, ficou cara a cara com Everson, mas o goleiro do Galo conseguiu defender.
Três minutos depois, Michael tentou driblar Everson, mas o goleiro do Atlético-MG se recuperou e conseguiu tomar a bola. Apesar da pressão do Atlético, o Flamengo continuava sendo perigoso, com boas finalizações de Alex Sandro aos 35 minutos, que exigiu uma grande defesa de Everson.
Gol de Plata e tumulto nas arquibancadas
Aos 37 minutos, o Flamengo finalmente fez o gol da vitória. Em um contra-ataque rápido, Bruno Henrique lançou Plata, que saiu em alta velocidade desde a defesa flamenguista, driblou o defensor Saravia e bateu por cobertura, superando Everson e colocando o Flamengo na frente do marcador. A explosão de alegria dos jogadores foi acompanhada por um momento de tensão nas arquibancadas, quando torcedores do Atlético-MG atiraram objetos em direção aos atletas do Flamengo, incluindo uma bomba que explodiu perto de Plata. Por conta disso, o jogo foi interrompido por cerca de 8 minutos.
Após a retomada do jogo, o Flamengo teve mais uma grande chance, aos 46 minutos, quando Bruno Henrique puxou contra-ataque e cruzou para Wesley, que bateu de primeira, mas a bola foi defendida por Everson.
Já nos acréscimos, aos 50 minutos, o Atlético-MG ficou com um jogador a menos, quando Saravia cometeu falta em Bruno Henrique dentro da área, recebendo cartão vermelho. Na cobrança da falta, David Luiz bateu firme, mas Everson novamente evitou o gol.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.