Esportes

FIA aprova mudanças em treinos classificatórios da F1

(ANSA) – A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) aprovou nesta sexta-feira (04) a mudança nos treinos classificatórios para a Fórmula 1. A medida já vai começar a valer a partir do Grande Prêmio de Melbourne, na Austrália, no dia 20 de março.

Agora, a primeira etapa (Q1) durará 16 minutos, mas já após os primeiros sete minutos, o piloto mais lento da pista será eliminado. As exclusões seguirão a cada 90 segundos até quando permanecerem 15 carros na pista.

O mesmo sistema será adotado no Q2, que durará 15 minutos, onde o piloto mais lento será eliminado após seis minutos, e assim como na etapa anterior, os monopostos serão excluídos a cada 90 segundos até sobrarem oito na pista. Na última fase, o Q3, que durará 14 minutos, as eliminações começarão aos cinco minutos, deixando os dois pilotos que brigarão pelo pole com um tempo de 90 segundos.

O chefe da categoria, Bernie Ecclestone, havia levantado a hipótese de que essas mudanças seriam introduzidas apenas em maio, a partir do GP da Espanha, mas após o encontro realizado hoje foi decidido que o novo treino já valerá a partir da primeira disputa.

O formato foi muito criticado por diversos pilotos, entre eles Lewis Hamilton e Felipe Massa, e Sebastian Vettel se juntou a eles e classificou a ideia como causadora de “caos”.

“Não acredito que a F1 esteja em crise, acho que estamos em boas condições e talvez falte uma liderança. Acho que é meio caótico, a poucas semanas do início da temporada, mudar as regras para os treino classificatórios. Não amo essas mudanças e acredito que posso falar também em nome dos meus colegas”, disse Vettel aos microfones da emissora italiana “Sky”.

O piloto da Ferrari ressaltou que a categoria “premia o piloto e o time mais rápido” e que “criar o caos com esse novo regulamento não é uma coisa boa”.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.