A seleção brasileira tem vivido, ao longo dos últimos anos, a sua pior fase. Com escassez de craques e campanhas ruins na Copa do Mundo, a “amarelinha” perdeu boa parte do prestígio que tinha. E é justamente isso que o Brasil tenta recuperar com a contratação de Carlo Ancelotti. Será que ele terá sucesso na missão? Se você gosta de previsões esportivas, saiba mais no artigo e dê os seus palpites.
Ancelotti vai iniciar o trabalho à frente da seleção em 2024, quando termina o seu contrato com o Real Madrid. E ele terá de encarar um desafio enorme. Afinal, comandar a seleção mais vitoriosa da história em sua pior fase não é uma equação fácil, uma vez que a cobrança é alta, mas os jogadores à disposição já não são os mesmos de outrora.
De todo modo, se o Brasil não tem os craques que costumava ter, não se pode dizer que não conte com bons jogadores. E alguns dos principais já são conhecidos de Ancelotti. Vinicius Jr., talvez o principal nome brasileiro do momento, Rodrygo e Éder Militão são treinados pelo italiano no Real Madrid.
E Ancelotti foi um dos grandes responsáveis pela ascensão de Vini Jr., que em seu início na equipe merengue foi muito criticado – e até debochado – por adversários e pela própria torcida.
Com isso, nem tudo será novidade para o italiano, que também comandou Casemiro quando o volante estava no Real Madrid. Apesar disso, ele ainda terá que se adaptar a algumas realidades diferentes. A primeira delas é o fato de nunca ter treinado uma seleção em sua carreira – apenas clubes. Outro ponto é que o atual treinador merengue terá de trabalhar em uma cultura diferente da europeia, o que pode ser um verdadeiro desafio.
Mas Ancelotti tem bagagem suficiente para lidar com esses obstáculos. Se o Brasil dificilmente voltará a ser aquele time que pairava muito acima dos demais, ao menos é possível que, com o trabalho do italiano, a seleção volte a ser competitiva e resgate sua dignidade, que foi bastante arranhada com as últimas campanhas em Mundiais e especialmente com o 7 a 1.
Se o novo comandante conseguir recolocar o Brasil na briga por títulos e fazer o torcedor voltar a se sentir animado para ver um jogo da seleção, já terá sido bem-sucedido. Um título de peso, então, elevaria o status de Ancelotti ao de lenda do futebol. Vejamos, portanto, o que o italiano fará a partir de 2024.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.