O técnico Dunga convocou 23 jogadores para a seleção brasileira que vai disputar a Copa América no Chile, de 11 de junho e 4 de julho próximos. A lista dos convocados foi divulgada nesta terça (5) na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), na zona oeste do Rio de Janeiro. O Brasil fará parte do grupo C do torneio, com a Colômbia, Venezuela e Peru.
Um dos convocados é o veterano atacante Robinho, do Santos, de 31 anos, que conquistou o campeonato paulista de 2015 no último domingo. Segundo o treinador, o jogador tem hoje mais experiência do que quando participou da mesma competição, em 2007, e espera que Robinho possa ser uma boa influência para os mais jovens.
O técnico explicou também que o meia Oscar, de 23 anos, do Chelsea, da Inglaterra, ficou fora da convocação porque se contundiu durante um treinamento do time inglês. O técnico deixou claro que vai ser importante recuperar a forma física do atleta para contar com ele nas eliminatórias para a Copa do Mundo, que começarão após a Copa América.
Apesar de a maioria da lista ser de jogadores convocados para as partidas disputadas desde a volta de Dunga para a seleção, o treinador negou que tenha fechado o grupo. Dunga acrescentou que a seleção brasileira não tem um time ideal e por isso é importante observar a participação dos atletas em seus clubes: “Como a seleção brasileira tem muitos jogadores, não temos o time ideal. Vai ser o time do momento, daqueles jogadores que estiverem em melhores condições e em melhor forma naquele instante”.
Dunga admitiu que a Colômbia será um forte adversário do Brasil na competição e tem histórico de jogadores de grande talento e qualidade técnica. O técnico disse também que existe uma cobrança muito grande sobre a seleção na Copa América e o objetivo é sempre vencer. “Sabemos das dificuldades que vamos encontrar. Vamos nos preparar da melhor maneira possível e não só eu como qualquer atleta que está na seleção brasileira tem que ter esse objetivo muito claro na cabeça”, afirmou.
Também participam da competição México, Equador e Bolívia [grupo A] e Argentina, Uruguai, Paraguai e Jamaica [grupo B]. Os dois primeiros colocados de cada grupo e os dois melhores terceiros colocados se classificam para a fase final do torneio. A estreia do Brasil será no dia 14 de junho, contra o Peru. No dia 17, a seleção brasileira jogará contra a Colômbia e no dia 21 a terceira partida será com a Venezuela.
Os jogadores convocados por Dunga são os seguintes
Goleiros: Jefferson (Botafogo), Diego Alves (Valencia) e Marcelo Grohe (Grêmio)
Laterais: Fabinho (Monaco), Marcelo (Real Madrid), Filipe Luís (Chelsea) e Danilo (Porto)
Zagueiros: David Luiz (PSG), Marquinhos (PSG), Thiago Silva (PSG) e Miranda (Atlético de Madrid)
Meias: Luiz Gustavo (Wolfsburg), Fernandinho (Manchester City), Elias (Corinthians), Casemiro (Porto), Everton Ribeiro (Al Ahli), Douglas Costa (Shakhtar Donetsk), Willian (Chelsea) e Phillippe Coutinho (Liverpool)
Atacantes: Neymar (Barcelona), Diego Tardelli (Shandong Luneng), Robinho (Santos), Roberto Firmino (Hoffenheim)
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.