Com a tradição de sempre buscar medalhas nas principais competições paralímpicas do mundo, atletas potiguares sempre estão despontando e sendo convocados. Na quarta-feira (3), o Comitê Paralímpico Brasileiro divulgou a lista com os nomes dos 270 atletas que defenderão as cores do país nos Jogos Parapan-Americanos, que irão acontecer entre os dias 7 e 15 de agosto em Toronto, no Canadá. Dentre os convocados, estão 17 potiguares, sendo três integrantes da Comissão Técnica e Médica.
Mais uma vez o Brasil terá a maior delegação da competição. No grupo de convocados, 175 são homens e 95 mulheres. As modalidades com mais brasileiros inscritos são atletismo (50) e natação (40). No atletismo foram convocados do RN: Thalita Vitória Simplício e o atleta-guia Felipe Veloso, além do fisioterapeuta Ronnie Peterson.
O estado também teve atletas convocados para competir no Halterofilismo (Joseano dos Santos, Gustavo Tavares, Maria Rizonaide, Rene Belcassia e Terezinha Mulato), na Natação (Adriano Gomes, Francisco de Assis, Joana Neves, Rildene Fonseca e Clodoaldo Silva, além do técnico Carlos Paixao e do médico Roberto Vital) e no judô (Abner Nascimento e Arthur Silva).
Nos Jogos Parapan-Americanos cerca de 1.600 atletas vindos de um número recorde de 28 países competirão em 15 modalidades, que serão qualificatórias para os Jogos Paralímpicos Rio-2016. Esta será a quinta edição do evento. Nas duas últimas, o Brasil ficou no topo do quadro de medalhas (em 2007, no Rio de Janeiro, e em 2011, em Guadalajara).
A edição 2015 dos Jogos Parapan-Americanos traz três mudanças em relação aos Jogos de Guadalajara, em 2011. A inclusão do rúgbi masculino e do vôlei sentado feminino e o retorno do futebol de 7 masculino, para atletas com paralisia cerebral.
Com informações do Sou Mais RN
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.