Esportes

Copa do Nordeste pagará premiação milionária ao campeão em 2019

A partir da próxima terça-feira (15), a bola começa a rolar pela Copa do Nordeste, um dos últimos torneios regionais do país. Em 2019, um novo formato deve esquentar a briga pelo título. Diferente de anos anteriores, os 16 clubes foram divididos em dois grupos. Os quatro melhores de cada lado avançam para o mata-mata.

Na chave A, estão Santa Cruz, Vitória, Fortaleza, CRB, Salgueiro, Sergipe, Sampaio Corrêa e Altos. No grupo B, Bahia, CSA, ABC, Confiança, Náutico, Ceará, Moto Club e Botafogo-PB. Como os times de um grupo enfrentam as equipes do outro na fase de classificação, a Lampions League contará logo de cara com duelos como Santa Cruz x Náutico, Vitória x Bahia, Fortaleza x Ceará, CSA x CRB, Sergipe x Confiança e Sampaio Corrêa x Moto Club, além dos clássicos regionais.

Fortaleza e Vitória largam na frente no grupo A. O Tricolor de Aço é o atual campeão da Série B, e, mesmo com poucos jogadores que atuaram pela equipe no ano passado, continua sob o comando de Rogério Ceni. O time que ficou fora da Copa do Nordeste em 2018 quer fazer um bom papel na competição este ano.

Quem também vem forte é o Vitória, maior vencedor da Copa do Nordeste, com quatro conquistas. Apesar de ter sido rebaixado para a segunda divisão no ano passado, os baianos são considerados favoritos para conquistar o torneio. Na última edição, o Rubro-Negro foi eliminado nas quartas de final para o Sampaio Corrêa, que viria a ser campeão.

Time a ser batido e querendo surpreender novamente, o Sampaio Corrêa disputa com Santa Cruz e CRB as outras vagas do grupo. Salgueiro, Sergipe e Altos correm por fora.

No Grupo B, a disputa também promete ser equilibrada. E os três times do grupo que irão disputar a primeira divisão neste ano saem em vantagem. Após se recuperar no Brasileirão de 2018 e evitar o rebaixamento, o Ceará, do técnico Lisca Doido, conta com a manutenção de boa parte do elenco e é favorito não só para uma das vagas do grupo, como também para conquistar o título da competição.

Outro forte candidato ao título que está no Grupo B é o Bahia. O Tricolor, que terminou o Brasileirão na 11ª posição, perdeu jogadores importantes como Zé Rafael e Vinícius, mas continua forte em 2019. Favorito, time pode igualar o maior rival com quatro título regionais.

O CSA, vice-campeão brasileiro em 2018, manteve boa parte do elenco e está agitando o mercado da bola, com contratações como a do o ex-flamenguista Matheus Sávio. Os alagoanos saem na frente por uma das vagas do grupo para as quartas de final e prometem fazer uma boa campanha na Lampions League deste ano.

Atrás dos três clubes do grupo que disputam a primeira divisão, Náutico, Botafogo-PB e ABC lutam, na teoria, pela outra vaga do grupo. Os três times disputam a terceira divisão neste ano e lutam para formar elencos que possam competir com as equipes de maior expressão. Confiança e Moto Club terão que suar a camisa para conseguir a classificação.

As equipes de uma chave enfrentam em jogos de ida os times da outra, sendo que o quatro melhores de cada grupo avançam às quartas de final. Até a semifinal, os jogos são eliminatórios e em jogo único. Na grande decisão, o regulamento prevê partidas de ida e volta.

O título de Rei do Nordeste também significa alívio financeiro para os clubes. Enquanto o vice-campeão leva para casa cerca de R$ 500 mil de premiação, o grande campeão embolsa a quantia de R$ 1 milhão.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Back to top button
Close

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.