A FIFA anunciou oficialmente as datas e a distribuição de vagas para a Copa do Mundo Feminina de 2027, que será realizada no Brasil. O torneio terá início em 24 de junho e o encerramento em 25 de julho.
Gianni Infantino, presidente da FIFA, fez o anúncio durante o conselho técnico da entidade em Zurique, Suíça. Em suas palavras: “A Copa do Mundo feminina de 2027 já está tomando forma e mal podemos esperar pela partida de abertura na quinta-feira, 24 de junho de 2027, e por todos os jogos que levarão à final no domingo, 25 de julho de 2027”. Ele acrescentou: “Este torneio histórico terá um impacto enorme não apenas na América do Sul, levando o futebol feminino para o próximo nível em termos de participação e popularidade”.
A competição contará com 32 seleções. Das 32 vagas, 29 serão preenchidas por meio de torneios classificatórios organizados pelas confederações continentais. O Brasil, como país-sede, já possui uma vaga garantida, uma das três vagas diretas da Conmebol/América do Sul.
A distribuição das vagas restantes entre as confederações é a seguinte: UEFA/Europa (11 vagas), AFC/Ásia (seis), CAF/África (quatro), Concacaf/Américas do Norte e Central (quatro) e OFC/Oceania (uma).
As três vagas restantes serão definidas em um torneio de repescagem (playoffs) em duas fases. A primeira fase terá seis equipes, selecionadas com base no ranking feminino da FIFA antes do sorteio dos playoffs. As duas melhores classificadas avançam para a fase final, em fevereiro de 2027, onde se juntarão a outras quatro equipes: duas da Concacaf, uma da Conmebol e uma da UEFA. Um sorteio definirá os três confrontos eliminatórios para as últimas três vagas na Copa.
Ainda não foram definidas as cidades brasileiras que sediarão os jogos da Copa do Mundo Feminina de 2027.
https://www.fifa.com/ (link nofollow)
https://www.conmebol.com/ (link nofollow)
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.