Esportes

A história de Casemiro

Casemiro nasceu na cidade paulista de São José dos Campos, onde deu os primeiros passos no futebol

Carlos Henrique Casimiro, nasceu em 23 de fevereiro de 1992, e caso você não tenha ainda identificado, trata-se do volante titular da seleção brasileira, Casemiro. Assim como as opções de bônus oferecidas, o craque é um verdadeiro presente para os apaixonados pelo futebol, pois, refinado e, ao mesmo tempo, cheio de garra.

Casemiro nasceu na cidade paulista de São José dos Campos, onde deu os primeiros passos no futebol, na Escola de Futebol Moreira. Aos dez anos de idade, transferiu-se para o São Paulo F. C., e já nas primeiras participações na base tricolor, Cotia reconheceu no menino um futuro brilhante. Casemiro, além de um ótimo futebol, revelou um caráter irretocável, quando reprovou o próprio empresário, Giuliano Bertolucci, que o aconselhara a entrar em litígio com o time do Morumbi, com vistas à sua liberação para jogar na Europa.

O joseense é de uma estirpe diferenciada no mundo do futebol. Em si reúne atributos que o destacam como atleta e ser humano, a saber, visão de jogo, ótimo passe, marcação impecável e maestria na subida ao ataque, inclusive, marcando vários gols. Tudo isso e mais sua postura como cidadão dono de um caráter exemplar. Como torcedor e apaixonado pela prática talentosa e aguerrida, sempre o quis no meu time, contudo, tal sonho nunca se realizou. Do São Paulo, Casemiro rumou para a Europa.

Profissionalmente, o craque jogou pelo São Paulo de 2010 até 2013. Foram cento e doze jogos e onze gols assinalados. O estilo clássico de atuar, cheio de técnica e mesclado a um jogo mais duro na marcação, chamou a atenção dos clubes europeus, mas foi o Real Madrid quem chegou primeiro, contratando-o em 10 de junho de 2013. Antes desta data contratual, de fato, o volante jogou cinco meses no Real Madrid Castilla, em outras palavras, Real “B”. Em um primeiro contrato, o vínculo estabelecido foi de quatro temporadas e o valor da negociação nunca foi revelado.

O craque de São José dos Campos marcou seu primeiro gol pelo clube madrilenho em 21 de julho de 2013, em uma partida amistosa de pré-temporada contra o Bournemouth. Em 2014, Casemiro foi emprestado por uma temporada para o Porto, clube no qual teve ótimas atuações, foram quarenta e um jogos e quatro gols marcados. Em 5 de junho de 2015, o jogador brasileiro retorna para o Real Madrid.

Em seu retorno, Casemiro estava ainda mais envolvente, mais talentoso e incisivo, logo tornou-se peça fundamental no esquema tático dos Blancos. A importância de Casemiro para a equipe ficou ainda mais evidente com a chegada de Zinédine Zidane como treinador. Para o francês, o volante era o ponto de equilíbrio da equipe e insubstituível.

Pelo Real, Casemiro conquistou inúmeros títulos, destacando-se cinco Ligas dos Campeões da UEFA, 2013/14, 2015/16, 2016/17, 2017/18 e 2021/22. Além destes cinco títulos portentosos, Casemiro foi tricampeão mundial interclubes, 2016, 2017 e 2018, e conquistou mais um punhado de títulos nacionais e continentais. Em 19 de agosto de 2022, o Real Madrid anunciou que Casemiro fora negociado com o Manchester United. Na mesma data, o clube inglês anunciou a contratação do volante brasileiro pelo valor de sessenta milhões de euros, cerca de trezentos e doze milhões de reais. O vínculo é de cinco temporadas.

Pela seleção brasileira, Casemiro é igualmente intocável. Desde a sua estreia no selecionado Sub-17, o craque é destaque. Com a Sub-20, o volante conquistou um torneio sul-americano e a Copa do Mundo da categoria em 2011. Em 5 de setembro de 2011, foi convocado por Mano Menezes para a seleção principal para disputar o Superclássico das Américas; alguns dias depois estrearia contra a Argentina. Não foi chamado por Felipe Scolari para a Copa de 2014, retornando à seleção em 2015, agora sob a batuta de Dunga. 

Com a chegada de Tite para o comando da seleção, Casemiro consolidou-se como volante titular durante as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018. No dia 14 de maio de 2018, foi convocado para a Copa do Mundo. Sua estreia na competição aconteceu em 17 de junho de 2018, jogando sessenta minutos no empate por 1 a 1 contra a Suíça, pela primeira rodada. Titular durante todo o torneio, Casemiro, por suspensão, não atuou na eliminação da Seleção para a Bélgica. Pelo Brasil, conquistou a Copa América de 2019.

No âmbito familiar, Casemiro vem de um núcleo feminino formado pela avó, mãe e tia. Seu pai abandonou a família quando o craque tinha apenas três anos de idade. A principal preocupação do jogador, ainda muito jovem, era amparar e cuidar da família. Em 2014, casou-se com a empresária Anna Mariana Casemiro, com quem tem uma filha.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas.Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo.Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores.Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.