Entretenimento

TV Brasil: nova temporada de Samba na Gamboa estreia com Teresa Cristina

A TV Brasil apresenta a nova temporada do programa Samba na Gamboa, que estreia neste domingo (8), às 13h. A cantora e compositora Teresa Cristina assume a apresentação, substituindo Diogo Nogueira, que comandou o programa por sete temporadas entre 2008 e 2018.

Com episódios semanais de uma hora, o programa convida grandes nomes da música brasileira para um bate-papo musical. O primeiro episódio conta com a participação de Zeca Pagodinho, um dos principais nomes do samba no Brasil, que conversa com Teresa Cristina sobre sua carreira e interpreta alguns de seus sucessos.

Xande de Pilares e Leci Brandão são os outros artistas confirmados para os primeiros episódios. A nova temporada traz cenários renovados, identidade visual repaginada e até uma nova trilha sonora.

O programa estará disponível no aplicativo TV Brasil Play e no canal da emissora no YouTube. A partir de 14 de dezembro, conteúdos exclusivos também serão transmitidos pela Rádio Nacional aos sábados, ao meio-dia.

Uma nova perspectiva para o Samba na Gamboa

Jean Lima, diretor-presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), responsável pela gestão da TV Brasil e da Rádio Nacional, destacou a importância da escolha de Teresa Cristina para apresentar o programa: "É uma alegria para nós estrear a nova temporada do Samba na Gamboa, sob o comando de uma artista tão relevante para o samba e a cultura nacional. O público da TV Brasil vai ganhar um presente no almoço de domingo com um programa para toda a família."

Teresa Cristina compartilha dessa visão, afirmando: "O programa me dá a oportunidade de entrar dentro da casa das pessoas. O Samba na Gamboa tem uma perspectiva de afeto importantíssima. Ele chega na hora do almoço quando a família está reunida e alcança diferentes gerações."

A apresentadora destaca a pesquisa realizada para as entrevistas, mesmo com sua familiaridade com os artistas convidados. "Procurei entrar no mundo do entrevistado. Isso para mim foi o mais gostoso. Ver a alegria do artista. E você percebe o brilho no olhar dos músicos. Foi uma troca de energia muito boa bater um papo sobre a importância de cada um deles", comemora. Ela menciona a inclusão de artistas como Nilze Carvalho, Serginho Meriti e Zé Roberto, destacando a riqueza da cultura brasileira.

Teresa Cristina também descreve a emoção sentida durante as gravações: "Em alguns momentos perdi o jeito como apresentadora e me emocionei. Lágrimas rolaram. Algumas vezes foi logo de cara, em outras, em uma canção específica. Para convidados mais ansiosos, consegui dar a acolhida que precisavam. Foi um aprendizado além do que eu esperava. Pude reverenciar quem merece e fui surpreendida por histórias", conclui.

A escolha de Teresa Cristina e a diversidade no samba

Antonia Pellegrino, diretora de Conteúdo e Programação da EBC, explica a estratégia de reformular o Samba na Gamboa e a escolha de Teresa Cristina: "A gente entendeu que entre a última temporada do Samba na Gamboa em 2018 e o ano de 2024, o Brasil havia mudado. A necessidade de maior diversidade tornou-se uma pauta do presente. Então, pensamos em trazer uma mulher já que as rodas de samba são hegemonicamente masculinas. Chegamos ao nome da sambista Teresa Cristina que é uma mulher negra, do samba, extremamente culta, pesquisadora. Vive o samba, faz samba e é a cara do samba. Ela traz para esse novo Samba na Gamboa a música, mas também um pouco da história dessas obras. O público pode esperar grandes participações, grandes números musicais e grandes histórias sobre o samba", pontua.

Detalhes da produção

O Samba na Gamboa será gravado no Teatro Ruth de Souza, em Santa Teresa, Rio de Janeiro, com 52 episódios exibidos semanalmente às 13h. O cenário, inspirado em uma praça da Gamboa, bairro histórico da cidade, inclui a presença de plateia. A banda, liderada por Paulão Sete Cordas, acompanha Teresa Cristina e os convidados em um repertório vasto do samba brasileiro. A equipe musical inclui Eduardo Neves (sopros), João Callado (cavaco), Paulino Dias, Rodrigo Jesus e Waltis Zacarias (percussão).

Artistas convidados

A nova temporada terá a participação de grandes nomes do samba, como Áurea Martins, Dorina, Dudu Nobre, Jorge Aragão, Moacyr Luz, Nei Lopes, Tia Surica, Marquinhos de Oswaldo Cruz, Neguinho da Beija Flor, Nelson Rufino, Nilze Carvalho e Sombrinha. Além deles, o programa contará com a presença de artistas de outros gêneros musicais, incluindo Adriana Calcanhotto, Fabiana Cozza, Hermínio Bello de Carvalho, Mônica Salmaso, Roberta Sá, Simone Mazzer e Zé Renato.

O programa também dará destaque a compositores nem sempre tão reconhecidos, como Alex Ribeiro, Alfredo Del-Penho, Claudio Jorge, Mariene de Castro, Moyseis Marques, Serginho Meriti, Toninho Geraes e Zé Roberto, além de Luísa Dionísio, Marina Íris, Nego Álvaro e Mingo Silva.

Haverá ainda programas especiais dedicados a Arlindo Cruz, Chico Buarque e Paulinho da Viola, e outros em homenagem a ícones já falecidos, como Aldir Blanc, Almir Guineto, Beth Carvalho, Candeia, Clara Nunes, Dona Ivone Lara, Elizeth Cardoso, Elton Medeiros, Lupicínio Rodrigues, Monarco, Nelson Cavaquinho, Nelson Sargento, Reinaldo, Wilson Moreira e Zé Keti. A direção é de Shirlene Paixão, com roteiro e pesquisa do jornalista Leonardo Bruno.

Sobre Teresa Cristina

Nascida em Bonsucesso e criada na Vila da Penha, Teresa Cristina iniciou sua carreira musical no final da década de 1990, tendo participado de grupos tradicionais como o do Bar Semente, na Lapa. Ela lançou álbuns em homenagem a grandes sambistas, como Cartola, e foi a primeira mulher a ganhar um estandarte de ouro de melhor samba enredo (em 2015), com uma composição sobre Candeia. Suas lives durante a pandemia a projetaram ainda mais, sendo eleita uma das Cariocas do Ano pela Veja Rio (2020) e Artista do Ano pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) no mesmo ano. Em 2021, recebeu a Ordem de Mérito Cultural Carioca.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.