Entretenimento

RedeTV! confirma fim de contrato com Sikêra Junior após polêmicas

Anunciantes teriam ainda solicitado a saída dele

A RedeTV! confirmou neste sábado (8) o fim do contrato com o polêmico apresentador Sikêra Junior e a TV A Crítica, do Amazonas, que produz o programa Alerta Nacional. Não se sabe se a atração continuará sendo exibida apenas regionalmente no canal local.

O motivo citado para a não renovação do contrato do apresentador foi a reputação atual da emissora, que teria sido atingida após alguns discursos homofóbicos e extremistas de Sikêra. Anunciantes teriam ainda solicitado a saída dele.

Sikêra Junior ficou afastado do programa desde fevereiro por causa de problemas de saúde. Segundo a mulher do apresentador (em contato a Folha), ele precisou ficar internado em um hospital em Manaus por cerca de duas semanas por causa de um quadro de otite bacteriana severa. Depois disso, continuou a recuperação em casa.

O Alerta Nacional é derivado do Alerta Amazonas, que estreou em junho de 2019 e começou a ser apresentado por Sikêra no mês seguinte. O jeito duro e questionador do jornalista fez sucesso e chamou a atenção da RedeTV!, que no final do mesmo ano anunciou que exibiria o programa para todo o país. A estreia para as demais regiões ocorreu em 28 de janeiro de 2020.

Em pouco mais de três anos, Sikêra se envolveu em diversas polêmicas. Em 2021, ele e a RedeTV! foram réus em uma ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul por causa de falas discriminatórias e preconceituosas contra a população LGBTQIA+.

Na ocasião, ao criticar a propaganda que a rede de fast food Burger King criou para o Dia do Orgulho LGBTQIA+, Sikêra Jr. chamou gays de “raça desgraçada“. A fala resultou em uma fuga de anunciantes, o que fez com que ele chegasse a anunciar produtos de uma ótica que não existia.

Além disso, Sikêra apareceu em documento entregue à CPI da Covid do Senado pela Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social), segundo o qual teria recebido R$ 120 mil de verbas públicas em cachês durante o governo Jair Bolsonaro. Além de declarar amigo da família do ex-presidente, Sikêra defendeu publicamente diversas posições controversas do político.

Caso na Justiça

Rannieri Lopes, advogado de Sikêra, notificou extrajudicialmente os donos da RedeTV na quinta-feira (06), quando se ventilava a sua demissão. Segundo informações da Splash UOL, a defesa do apresentador informou que, com ou sem assinatura, há provas da negociação entre as partes para o prolongamento do contrato.

E dessa forma, caso queiram mesmo demitir Sikêra, a emissora terá que pagar a multa na íntegra. O valor alcança os R$ 17 milhões. Por outro lado, a RedeTV! considera que não precisará pagar a multa.

Uma reunião entre as equipes jurídicas, de ambas as partes, está prevista para à próxima segunda-feira (10).

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.