A Netflix teve uma queda de 27% antes da abertura da NASDAQ para os resultados de seu último trimestre financeiro. A plataforma de streaming perdeu 200 mil assinantes e espera perder outros dois milhões neste trimestre.
É a primeira vez em 10 anos que a Netflix perde assinantes. A empresa lidera a indústria de streaming há uma década, mas a concorrência chegou e está começando a roubar usuários pagantes da Netflix.
A maior operadora de streaming do mundo esperava ganhar entre 2,5 e 4 milhões de assinantes no primeiro trimestre de 2022. Em vez disso, perdeu 200 mil assinantes. Com a suspensão do serviço na Rússia e o aumento da concorrência, a empresa espera perder mais dois milhões de usuários no segundo trimestre de 2022.
Em sua carta aos investidores, a Netflix lista quatro fatores que, segundo a empresa, estão afetando seu desempenho. Primeiro, são necessários mais usuários de VOD para manter o crescimento do setor, mas a Netflix não pode controlar a adoção de TVs conectadas (a maioria dos usuários da Netflix usa o serviço em sua TV).
Segundo, a Netflix diz que há muitos usuários compartilhando senhas. De acordo com dados da empresa, 222 milhões de lares pagam pela Netflix, mas cerca de 100 milhões de lares adicionais usam o serviço compartilhando uma conta com o primeiro. A plataforma planeja cobrar um extra aos usuários que compartilham uma conta fora de casa a partir de 2023.
Terceiro, a Netflix aponta para a concorrência. Embora Amazon, YouTube, Hulu e a televisão tradicional sempre tenham sido fortes concorrentes da plataforma, nos últimos anos empresas como Disney e HBO aumentaram suas ofertas de vídeo sob demanda.
Quarto, a Netflix culpa fatores macroeconômicos, como desaceleração econômica, inflação, invasão da Ucrânia pela Rússia e os efeitos persistentes da pandemia de covid-19.
Que soluções a empresa propõe? Além de combater contas compartilhadas, a Netflix pode adotar uma estratégia semelhante à HBO Max ou Hulu, oferecendo planos mais baratos (mas com os irritantes anúncios). As taxas normais continuariam a funcionar, como antes, sem anúncios.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.