O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das principais formas de ingresso ao ensino superior no Brasil. Todos os anos, milhares de estudantes se preparam para realizar as provas e conquistar uma vaga na universidade. Entretanto, muitos jovens encontram dificuldades financeiras para arcar com a taxa de inscrição, que em 2023 será de R$ 85,00.
Para auxiliar esses alunos, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) disponibiliza o pedido de isenção da taxa de inscrição, que pode ser solicitado até esta sexta-feira, dia 28 de abril. Além disso, aqueles que tiveram isenção de taxa concedida no Enem 2022, mas não compareceram às provas, também têm até essa data para apresentar a justificativa de ausência.
A isenção de taxa é garantida a alunos da 3ª série do ensino médio em escola pública declarada no Censo Escolar, quem cursou todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada e pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica registradas no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico). É importante lembrar que, caso não seja apresentada justificativa ou ela seja recusada, o estudante terá que pagar a taxa de inscrição.
Para realizar o pedido de isenção ou a justificativa de ausência, é necessário acessar a Página do Participante, utilizando o login único da plataforma Gov.br. O resultado da análise das justificativas será divulgado no dia 8 de maio, e aqueles que não forem contemplados com a isenção deverão efetuar o pagamento da taxa de inscrição até o dia 19 de maio.
Além disso, o Inep disponibilizou duas versões do edital de isenção da taxa de inscrição e da justificativa, voltadas a participantes com deficiência. Uma delas na Língua Brasileira de Sinais (Libras); e outra com adaptações para pessoas com deficiências visuais, a fim de garantir a acessibilidade do serviço.
As provas do Enem 2023 estão marcadas para os dias 5 e 12 de novembro. O exame é dividido em quatro áreas do conhecimento (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias) e uma redação. É importante ressaltar que a preparação para o Enem deve ser feita com antecedência, a fim de que os estudantes possam se preparar adequadamente e conquistar uma boa pontuação.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.