Para muitas pessoas, passar por uma entrevista de emprego é algo desafiador, especialmente nos momentos que o recrutador pede para o candidato falar sobre si mesmo. Nesse sentido, é sempre bom saber o que dizer (e o que não dizer) ao falar sobre você.
É importante que você saiba que, em alguns processos seletivos, essa explicação sobre você vem em forma de texto. Ou seja, o candidato precisa escrever uma redação “quem sou eu”.
Porém, é muito comum que essa fala sobre você venha na entrevista, quando o recrutador faz a famosa pergunta: pode contar mais a respeito das suas vivências e objetivos?
Nesse caso, estar bem preparado é o que faz toda a diferença! Por isso, separamos algumas dicas sobre o que dizer e o que não dizer ao falar sobre você em entrevistas de emprego.
Respondendo sobre você
Existem algumas perguntas clássicas de uma entrevista de emprego. Além de perguntar sobre o seu pior defeito, muitos recrutadores fazem perguntas abertas sobre sua personalidade, expectativas e desafios superados.
O que nem todo mundo sabe é que, muitas vezes, não é o conteúdo da resposta que interessa ao recrutador, mas a forma como o candidato reage frente ao questionamento.
Por isso, quando um candidato se prepara para as possíveis perguntas, consegue ter mais naturalidade ao elaborar uma resposta, transmitindo confiança e segurança.
Tenha em mente que é o contexto todo que importa: sua resposta, somada ao modo como você respondeu, é o que de fato impacta no resultado do recrutador.
Uma boa forma de responder o “Fale sobre você” é fazer um resumo sobre sua experiência, educação, habilidades, objetivos e suas expectativas para colaborar com a empresa.
O que não dizer ao falar sobre você?
Imagine a cena: você está em uma entrevista de emprego, e o recrutador indica que você deve falar sobre si mesmo. Por mais que você se sinta seguro, pode ser que fique em dúvida se o que está dizendo causará uma boa impressão.
Para não ficar com essa sensação, saiba que existem algumas coisas para não dizer ao falar sobre você. Evitar esses tópicos pode te ajudar a ir mais longe em uma entrevista!
Selecionamos 4 tópicos sensíveis, que você precisa evitar em uma próxima entrevista de emprego.
1. Sua experiência anterior (se for negativa)
Nem todos os empregos são bons ou agradáveis. Muitas vezes, as pessoas enfrentam dificuldades de relacionamento, seja com chefes ou outros colegas de trabalho.
Em uma entrevista, nunca fale de forma negativa sobre o seu último emprego. Você pode apresentar a sua trajetória profissional, mas evite criticar a empresa anterior ou mesmo as pessoas que compartilharam essa vivência com você.
Isso porque, o recrutador pode entender que você tem potencial para causar problemas com as pessoas que já estão na empresa, dificultando a sua entrada.
2. Religião e posicionamento político
Você já deve ter ouvido a frase: “Religião, política e futebol não se discutem”. Essa máxima é verdadeira dentro de uma entrevista.
Por mais que você tenha sua fé ou apoie determinado partido, trazer esses assuntos para um processo seletivo, como parte de quem você é, pode não ser uma boa ideia.
Inclusive, se a empresa perguntar sobre a sua religião ou em quem você votou, você pode questionar sobre a importância dessas questões para a empresa, algo que te dá tempo para elaborar uma boa resposta.
3. Não se autodeprecie
Os recrutadores esperam muitas coisas de um candidato em uma entrevista de emprego. Mas, certamente, eles não pensam que vão precisar “consolar” um candidato que se autodeprecie.
Em alguns momentos da vida, nossa autoestima está em baixa. Nos sentimos pessimistas, achamos que não somos capazes de conquistar nossos objetivos. Entretanto, esse sentimento não deve transparecer para os recrutadores.
Ao contrário, você precisa se mostrar confiante. Uma boa dica é dar a si mesmo o suporte emocional que você daria a um amigo. Acredite nas suas habilidades e demonstre isso aos recrutadores!
4. Não minta sobre suas características ou conquistas
Por fim, algo para não dizer ao falar sobre você é uma mentira. Ou seja, evite alterar características ou conquistas para parecer melhor ou mais preparado do que você realmente é.
A verdade é que os recrutadores esperam a sinceridade do candidato. Por isso, antes de mentir sobre o seu nível de inglês (uma das mentiras mais comuns em entrevistas) ou sobre algo que você gostaria de ter conquistado, foque nas coisas que aconteceram.
Certamente, você tem experiências e conquistas reais, além de características positivas, que merecem ser divididas com que faz a seleção.
Conteúdo e segurança
Não há como negar: passar por uma entrevista de emprego pode ser angustiante. Porém, ao se preparar previamente, pensando no conteúdo das suas respostas e na segurança que você quer transmitir, você tem tudo para ter sucesso. Dessa forma, a entrevista de emprego será somente mais uma fase para atingir os seus maiores objetivos!
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.