Variedades

Emirados Árabes Unidos adota semana de trabalho de quatro dias e meio

Objetivo é impulsionar o equilíbrio entre vida profissional e familiar e melhorar o bem-estar social

O Governo dos Emirados Árabes Unidos vai adotar uma nova semana de trabalho de quatro dias e meio, com efeitos a partir de 1 de janeiro de 2022.

A mudança aplica-se a entidades do governo federal e vem acompanhada de novos horários de trabalho, com dias de trabalho de segunda a quinta começando às 7h30 e terminando às 15h30, e o horário de trabalho às sextas-feiras das 7h30 às 12h. As informações são da agência de notícias estatal WAM.

Paralelamente à mudança, os sermões e orações das sextas-feiras em todos os Emirados Árabes Unidos serão realizados a partir das 13h15. Os funcionários do governo terão flexibilidade para fazer arranjos para trabalhar em casa às sextas-feiras, bem como arranjar seu horário de trabalho em regime de horário flexível.

Os Emirados Árabes Unidos são a primeira nação do mundo a introduzir uma semana de trabalho nacional mais curta do que a semana global de cinco dias.

O fim de semana prolongado vem como parte dos esforços do governo dos Emirados Árabes Unidos para impulsionar o equilíbrio entre vida profissional e familiar e melhorar o bem-estar social, enquanto aumenta o desempenho para aumentar a competitividade econômica dos Emirados Árabes Unidos.

Escolas e universidades

O jornal Khaleej Times de Dubai informou que escolas e universidades também devem seguir a nova semana de trabalho, com todas as aulas terminando na sexta-feira ao meio-dia.

Os Emirados Árabes Unidos, uma federação de sete cidades-estado independentes ao longo da costa oriental da Península Arábica, incluindo Abu Dhabi e Dubai, citou principalmente os benefícios econômicos para a mudança, argumentando que ajudaria a alinhar o país com os países de fora do “mundo árabe”, fomentando o comércio internacional e incentivando o turismo.

Do ponto de vista econômico, a nova semana de trabalho alinhará melhor os Emirados Árabes Unidos com os mercados globais, refletindo a posição estratégica do país no mapa econômico global. Isso irá garantir transações financeiras, comerciais e econômicas suaves com os países que seguem um fim de semana de sábado / domingo, facilitando ligações e oportunidades de negócios internacionais mais fortes para milhares de empresas multinacionais e baseadas nos Emirados Árabes Unidos”, revelou a estatal WAM.

Semana reduzida

Existem boas evidências que apoiam a ideia de uma semana de trabalho mais curta. Em 2019, a Microsoft Japão testou uma semana de quatro dias durante um mês e viu um salto de 40% na produtividade. Mais recentemente, no início deste ano, um experimento social na Islândia investigou os prós e os contras de trabalhar uma semana de quatro dias. Foi um sucesso estrondoso.

Não apenas as pessoas relataram se sentir mais felizes, saudáveis ​​e menos estressadas, mas muitos locais de trabalho também se tornaram mais produtivos. A maioria dos participantes relatou ter mais energia para outras atividades, como socialização, exercícios e hobbies, ao passo que explicar o corte de horas permitiu que eles passassem mais tempo com suas famílias e facilitou a realização de outras tarefas domésticas. Ao mesmo tempo, a produtividade era mantida ou melhorada na maioria dos locais de trabalho.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.