O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) encerrou, na última quinta-feira (28), o ciclo de visitas do projeto Visita MP em 2024. Cerca de 30 estudantes dos cursos de Direito e Gestão de Políticas Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) participaram do evento, que busca aproximar a instituição da comunidade potiguar.
A programação incluiu uma apresentação da corregedora-geral de Justiça e professora da turma, Iadya Gama Maio, que destacou: “Para mim é uma honra trazer os alunos para o Ministério Público que é a minha segunda casa”. O promotor de Justiça, Erickson Barros, explicou a estrutura e funcionamento do MPRN, enquanto a servidora Sandra Bezerra, responsável pelo Memorial institucional, compartilhou a história da instituição.
Um dos pontos altos da visita foi a apresentação da promotora de Justiça da saúde, Iara Pinheiro, sobre a atuação ministerial na defesa do Sistema Único de Saúde (SUS). Ela enfatizou a importância do trabalho do MP: “A defesa do direito coletivo na política de saúde, em razão dos nossos instrumentos de atuação, temos a capacidade de produzir um impacto muito benéfico, em favor dessas políticas e, por consequência, em favor de um número muito grande de pessoas”.
A experiência foi positiva para os estudantes. Áthina Brenkenfeld, aluna de bacharelado em Direito da UFRN, comentou: “Então, o meu conhecimento que saiu do básico agora está mais avançado com a visita”. Já Pedro Lucas Alves, estudante de Gestão de Políticas Públicas, ressaltou: “foi um bom aprendizado, pelo menos, para eu poder introduzir isso em algum momento no curso de Gestão”.
O Visita MP faz parte do projeto MPRN Perto de Você, que em 2024 recebeu quase 400 estudantes de 16 instituições de ensino. Instituições interessadas em participar podem entrar em contato por meio do e-mail: memorial@mprn.mp.br.
Imagens: Seis imagens foram anexadas à reportagem, mostrando os alunos durante a visita ao MPRN. As imagens ilustram a interação dos alunos com os promotores e servidores, e mostram momentos de apresentação e discussão. [Incluir aqui as 6 imagens]
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.