Educação

Prouni: Comissão aprova inclusão de cursos tecnólogos

A Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara dos Deputados aprovou uma importante alteração no Programa Universidade para Todos (Prouni). O Projeto de Lei 1358/24, de autoria do deputado Pedro Campos (PSB-PE), que amplia o acesso a bolsas do Prouni para estudantes de cursos tecnólogos, recebeu sinal verde da comissão. A proposta, no entanto, ainda precisa passar por outras etapas antes de se tornar lei.

Atualmente, o Prouni oferece bolsas integrais ou parciais para graduação e cursos sequenciais. Com a aprovação na comissão, a lei que criou o programa, Lei nº 11.096/05, será alterada para incluir também os cursos tecnológicos, que, em geral, têm duração entre dois e três anos.

A deputada Luisa Canziani (PSD-PR), relatora da proposta, destacou a importância da medida para a expansão das oportunidades de formação tecnológica no Brasil. Segundo ela, “Essa iniciativa promove inclusão ao garantir que mais pessoas tenham acesso à educação e a oportunidades de carreira, a mesmo tempo que responde à demanda crescente por trabalhadores qualificados”. A inclusão dos cursos tecnólogos no Prouni visa atender a essa demanda por profissionais qualificados em áreas como Bancos de Dados, Automação Industrial, Logística e Comércio Exterior, entre outras.

Além da inclusão dos cursos tecnológicos no Prouni, o projeto de lei também recomenda ao Poder Executivo ações complementares para impulsionar o desenvolvimento tecnológico do país. Entre elas, estão a ampliação da oferta de vagas em cursos de tecnologia da informação e a promoção de residências profissionais para integrar os estudantes a ambientes de trabalho reais. Inspirado no Programa Embarque Digital da Prefeitura de Recife (PE), focado na formação de capital humano especializado em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), o projeto busca replicar esse modelo de sucesso em escala nacional.

Próximos passos: Após a aprovação na Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação, o Projeto de Lei 1358/24 seguirá para análise na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC). A aprovação em caráter conclusivo na CCJC é o passo seguinte antes de ser encaminhado ao plenário da Câmara dos Deputados para votação. Somente após a aprovação na Câmara, o projeto seguirá para o Senado Federal, onde passará por etapas semelhantes de análise e votação. Após aprovação em ambas as casas legislativas, o projeto será encaminhado à Presidência da República para sanção presidencial, tornando-se, então, lei.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.