O engenheiro e físico Rogério Cezar de Cerqueira Leite faleceu aos 93 anos na madrugada deste domingo (1º de dezembro de 2024), em São Paulo. Sua trajetória acadêmica e profissional foi marcada por importantes contribuições para o desenvolvimento científico do país. O sepultamento ocorrerá hoje, às 13h, no cemitério Flamboyant, em Campinas.
Formado pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), Leite se destacou como professor na Universidade de Campinas (Unicamp) e na Universidade de Paris. Além disso, foi um nome fundamental na consolidação da ciência brasileira, ocupando o cargo de presidente de honra do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM).
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou uma nota lamentando a morte do cientista, onde declarou: “Rogério Cerqueira Leite foi um dos nossos maiores cientistas e um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento da pesquisa e avanços da ciência no Brasil. Em 93 anos de vida deixou contribuições em tantas áreas que seu legado continuará dando frutos e não será esquecido. Meus sentimentos aos familiares, amigos, alunos e admiradores de Rogério Cerqueira Leite”.
Sua influência no cenário científico nacional se estende à sua participação crucial na viabilização e construção do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), projeto fundamental para o desenvolvimento do CNPEM. Em nota oficial, o CNPEM expressou seu pesar: “O falecimento do professor Rogério Cezar de Cerqueira Leite é sentido com grande pesar por todos os colaboradores do CNPEM e, certamente, por grandes entusiastas da ciência, tecnologia e inovação do Brasil”.
Rogério Cerqueira Leite deixa três filhos como herança de seu legado.
Informações adicionais sobre a vida e obra do cientista podem ser encontradas aqui e detalhes sobre o CNPEM em seu site oficial.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.