O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta terça-feira (22) as notas dos cursos superiores avaliados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2014. Os resultados foram publicados na última edição do Diário Oficial da União (DOU).
O exame analisa o nível de conhecimento dos alunos dos últimos anos da graduação e utiliza os resultados para compor as notas dos cursos das instituições de Ensino Superior.
Para ser considerado um curso de excelência, segundo os critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC), é preciso que ele alcance uma pontuação na faixa dos 4 a 5 pontos no Índice Geral de Cursos (IGC), que classifica as instituições com notas de 1 a 5. Aqueles que ficarem abaixo dos 3 pontos serão classificados como insatisfatórios e estarão proibidos de abrir novas vagas e fechar contratos com o programas do Governo Federal, como o Fundo de Financiamento de Estudantil (Fies) e o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Na última edição do Enade, aplicada em 2014, foram avaliados cursos como Letras, História, Pedagogia, Ciências da Computação, Engenharias, Arquitetura, Química, Artes Visuais, Educação Física e outros ligados às áreas da educação, tecnologia e arte.
Duas universidades do Rio Grande do Norte ficaram com conceito 4 na avaliação do MEC. A Universidade Federal do Rio Grande do Norte despontou como a melhor do Estado, com o Índice Geral de Cursos contínuo de 3,665, já Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) ficou com IGC contínuo de 3,283.
Dos centros universitários, o Centro Universitário do RN (UNI-RN) ficou com a 4ª colocação no ranking nacional, com Índice Geral de Cursos (IGC) de 3,360 e conceito 4. Assim como a UNI-RN, o Centro Universitário Facex (Unifacex) também se destacou, obtendo conceito 4 e IGC de 3,304.
Confira as tabelas com as melhores universidades, faculdades e centros universitários do Brasil, segundo a mais recente avaliação do MEC. Clique AQUI.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.