Política
Tendência

Hoje é o último dia para baixar o e-Título antes do 2º turno das eleições

Ele oferece serviços como consulta ao local de votação, justificativa, emissão de quitação eleitoral. Justiça Eleitoral recomenda que o procedimento seja feito o quanto antes, para evitar 'filas virtuais'.

Os eleitores que planejam usar o e-Título no segundo turno das eleições municipais, marcado para este domingo (27), têm até hoje, sábado (26), para baixar ou atualizar o aplicativo. A partir de amanhã, a ferramenta não estará disponível para download ou atualização nas lojas de aplicativos.

O e-Título, desenvolvido pela Justiça Eleitoral, funciona como uma versão digital do título de eleitor, permitindo que os eleitores acessem o documento de forma prática diretamente no smartphone. Se o aplicativo já estiver atualizado com a foto do eleitor, ele pode ser usado como documento de identificação nas seções eleitorais.

A Justiça Eleitoral orienta que o eleitor baixe ou atualize o aplicativo antes da data limite, evitando possíveis congestionamentos no acesso. Segundo a entidade, o elevado número de downloads e atualizações às vésperas da eleição pode causar dificuldades de conexão, impactando a experiência dos usuários.

Como funciona o e-Título?

Lançado em 2017, o e-Título substitui a versão física do título de eleitor. Para quem já fez o cadastro biométrico, o app oferece uma versão com foto que pode ser usada para identificação no dia da votação. No entanto, eleitores sem biometria devem apresentar um documento oficial com foto para comprovar a identidade.

O processo de cadastro no aplicativo é simples: o eleitor precisa inserir dados como nome completo, data de nascimento, número do título de eleitor ou CPF, além de informações de filiação. Após essa etapa, o app apresenta algumas perguntas de segurança para validar a identidade do usuário. Com isso, uma senha alfanumérica entre 8 e 70 caracteres deve ser criada para acesso.

Serviços disponíveis no aplicativo

O e-Título oferece uma série de funcionalidades para facilitar a vida do eleitor. Entre os serviços disponíveis, destacam-se:

  • Justificativa de ausência no dia da eleição e após o pleito;
  • Consulta ao histórico de justificativas anteriores;
  • Informações sobre o local de votação;
  • Emissão de certidões de quitação e de crimes eleitorais;
  • Possibilidade de impressão do título eleitoral em formato PDF;
  • Inscrição como mesário voluntário;
  • Emissão de declarações de trabalho eleitoral;
  • Consulta a débitos e pagamento de pendências por Pix ou boleto.

Além disso, o aplicativo foi desenvolvido com ferramentas de acessibilidade, visando atender pessoas com deficiência visual, baixa visão e daltonismo.

Permissões necessárias para o funcionamento do e-Título

O aplicativo requer algumas permissões para operar corretamente, incluindo:

  • Acesso à câmera para leitura de QR codes e conferência de autenticidade;
  • Geolocalização, essencial para a justificativa eleitoral no dia da votação, permitindo comprovar que o eleitor está fora de seu domicílio eleitoral;
  • A verificação das conexões de rede, garantindo que o app possa ajustar o consumo de dados conforme a necessidade e disponibilidade de internet do usuário.

Como justificar a ausência pelo e-Título?

No dia da eleição, o aplicativo pode ser usado para justificar a ausência, tanto por eleitores fora de sua cidade de votação quanto por brasileiros que residem no exterior. Nesses casos, o app utiliza a tecnologia de geolocalização para comprovar que o eleitor está fora de seu domicílio eleitoral, dispensando a necessidade de anexar um documento justificando a ausência. O horário para justificativa é das 08h às 17h, seguindo o fuso horário de Brasília ou horário local no caso de eleitores no exterior.

Após a data de votação, o eleitor ainda tem 60 dias para justificar a ausência em cada turno, necessitando apresentar um documento que justifique o motivo da falta, se necessário.

Eleitores do RN tem ate sabado para baixar o e Titulo para as Eleicoes 2024
Eleições 2024: baixe o e-Título antes do prazo se esgotar – © Antonio Augusto/Ascom/TSE

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.