Economia

Shippify começa os preparativos para a Black Friday

Retomada econômica e crescimento do e-commerce impulsionam investimentos do setor. Empresa já iniciou planejamento para garantir o atendimento em uma das datas comerciais mais importantes

A Black Friday caiu no gosto do consumidor brasileiro e, em pouco tempo, tornou-se uma das principais datas para o comércio do país. A edição deste ano será apenas no dia 25 de novembro, mas a expectativa alta dos representantes do setor de logística faz com que os investimentos sejam antecipados para garantir a eficiência do alto volume de entregas. É o caso da Shippify, multinacional de logística inteligente, que prevê um aumento de até 50% em sua operação.

Presente nas maiores cidades do Sudeste e Nordeste do país, a empresa está investindo em melhorias nos galpões, para facilitar o processo de separação dos pedidos. A modernização foi promovida no Galpão de Contagem, na Grande Belo Horizonte, onde fica a base das operações da multinacional no Brasil. Recentemente o local recebeu a instalação de novas esteiras de distribuição de produtos, que deu celeridade à execução do serviço.

Para o setor, a Black Friday representa um grande desafio e mobiliza toda a indústria e comércio com a alta demanda dos consumidores. Por isso, toda a estruturação do serviço de entrega precisou ser ainda mais aperfeiçoada, de modo que produtos cheguem nas casas dos clientes com baixo custo e num prazo cada vez menor. Entre as empresas, o período é conhecido por provocar um boom logístico.

Nós sempre nos preparamos muito para a Black Friday. Neste ano projetamos um aumento de 50% do nosso volume. Isso requer muito planejamento e organização, para que tudo saia bem e todos os consumidores recebam suas compras. Reforçamos as equipes, antecipamos tudo que for possível e trabalhamos em sistema de plantão para vencer a alta demanda nos dias de pico”, explica o country manager da Shippify, Lucas Grossi.

O ecossistema do e-commerce foi fundamental para evitar um colapso ainda maior na economia do país, durante os anos de pandemia. Na contramão de vários setores que tiveram muita dificuldade no período, o e-commerce cresceu exponencialmente e se mantém como um dos alicerces da ainda fragilizada economia brasileira. Por isso, a expectativa com a Black Friday é enorme e requer um planejamento com meses de antecedência.

Queremos que as empresas também se planejem. A operação precisa de um tempo para começar a engrenar e funcionar com 100% do seu desempenho. Envolve integração, entendimento da plataforma, crescimento de demanda de entregas, entre outras coisas. Isso leva algumas semanas, até que a empresa esteja operando com 100% da projeção inicial. Começamos agora porque queremos que a empresa esteja completamente integrada e familiarizada com o nosso sistema quando a Black Friday chegar”, head de operações da Shippify, Júlio Bonifácio.

Outro ponto importante está relacionado à oferta de trabalho. Com o aumento da demanda, a empresa oferece mais atrativos para que motoristas parceiros se cadastrem no aplicativo. “O sucesso da Black Friday reflete diretamente nas ações para o Natal, que é celebrado exatamente um mês depois. Funcionando bem em novembro, a operação estará preparada para qualquer outra data com alta demanda de entregas. Com base nesse aumento, cresce também a quantidade de rotas na rua. E para cumprir os prazos precisamos aumentar a base de motoristas, que acabam permanecendo na empresa, mesmo após o boom do fim de ano”, finaliza o country manager da Shippify, Lucas Grossi.

A Black Friday foi criada nos EUA e dá início ao grande período de compras no mercado americano. Por lá, a data é realizada no dia seguinte ao dia de Ação de Graças. No Brasil, a Black Friday acontece sempre na última sexta-feira do mês de novembro e se tornou uma das datas mais aguardadas pelos consumidores, que esperam pelas grandes ofertas oferecidas pelas empresas em geral.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.