O Procon de São Paulo divulgou nesta segunda-feira, 25 de novembro de 2024, um balanço preocupante sobre as reclamações recebidas durante a Black Friday. Desde o dia 30 de outubro, data em que um canal específico para este fim foi aberto no site da instituição, foram registradas mais de 1.115 queixas de consumidores.
Os problemas mais frequentes relatados pelos consumidores incluem: **falta de entrega ou atrasos (394 casos)**, **divergências entre o produto recebido e o anunciado (142)**, **cancelamentos de pedidos após a finalização da compra (128)**, **indisponibilidade de produtos ou serviços (105)**, e **descontos enganosos ou maquiagem de preços (101)**. Estas cifras indicam um aumento significativo nas dificuldades enfrentadas pelos consumidores durante a tradicional promoção de compras.
Em resposta à alta demanda por suporte, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) emitiu um alerta, publicando dez recomendações para garantir a segurança dos consumidores em suas compras online. A Febraban enfatiza a importância de priorizar lojas já conhecidas e de reputação comprovada, sugerindo a verificação da idoneidade de lojas não conhecidas em sites especializados em avaliação de empresas.
Além disso, recomendações específicas da Febraban incluem: **acessar sites de compras digitando o endereço diretamente no navegador,** **desconfiar de promoções com preços muito abaixo do valor de mercado**, e **ficar atento a e-mails de promoção com links suspeitos.** A instituição alertou: “Tenha muito cuidado com e-mails de promoções que tenham links. Ao receber um e-mail não solicitado ou de um site no qual não esteja cadastrado para receber promoções, é importante verificar se realmente se trata de uma empresa idônea”.
A Febraban também sugere **priorizar o modelo de compra garantida, onde o valor só é liberado após a confirmação do recebimento do produto pelo comprador.** Para compras em redes sociais, a entidade aconselha: “Em lojas de redes sociais, verifique se a página tem selo de autenticação, número de seguidores compatíveis e também comentários de outros compradores. Desconfie de páginas recém-criadas”. Finalmente, recomenda-se fortemente o uso de **cartões virtuais para pagamentos online, e a ativação de alertas por SMS para monitorar as transações financeiras em tempo real.**
A grande quantidade de reclamações registradas no Procon-SP reforça a necessidade de atenção e cautela por parte dos consumidores durante a Black Friday, e demonstra a importância das recomendações de segurança emitidas pela Febraban.
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