Uma pesquisa trimestral do Banco Central (BC), divulgada em 21 de outubro, indica uma perspectiva mista para o mercado de crédito no quarto trimestre de 2024. Enquanto a demanda por crédito deve se manter forte, a oferta apresenta sinais de inflexão, segundo avaliações de 71 instituições financeiras participantes do estudo, realizado entre 14 e 25 de outubro.
O estudo analisou quatro segmentos: grandes empresas, micro, pequenas e médias empresas (MPMEs), crédito ao consumo para pessoas físicas (PF) e crédito habitacional para PF. As condições de oferta de crédito foram consideradas moderadamente mais flexíveis no terceiro trimestre para a maioria dos segmentos, exceto para grandes empresas, onde se observou um cenário restritivo.
Para o quarto trimestre, as instituições projetam uma piora em alguns indicadores, particularmente para grandes empresas. A inadimplência, a tolerância ao risco e as condições específicas de cada indústria/setor são fatores que devem pesar negativamente neste segmento. Em contraste, a expectativa é de manutenção de condições flexíveis para o crédito ao consumo para famílias. No terceiro trimestre, fatores como a tolerância ao risco, ambiente institucional, captação de novos clientes e concorrência contribuíram para um cenário positivo.
De forma geral, apesar de uma leve piora esperada em fatores como custo e disponibilidade de funding (mobilização de recursos financeiros) e inadimplência, a projeção é de melhora na inadimplência em relação ao trimestre anterior. Espera-se queda na inadimplência para pessoas físicas e menor crescimento para MPMEs. A capacidade das grandes empresas de honrar suas dívidas (*ratings*) também deve apresentar uma pequena melhora.
O custo e a disponibilidade de funding devem ser mais restritivos no quarto trimestre para MPMEs e PF, especialmente no crédito habitacional. Para MPMEs, o cenário deve sair do levemente positivo observado no trimestre anterior para um cenário mais neutro ou levemente negativo, com a inadimplência e o custo de financiamento como fatores restritivos. Já o crédito habitacional para pessoas físicas deve apresentar condições mais restritivas.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.