EconomiaEmpregos e Estágios
Tendência

Nordeste é responsável por 31% dos empregos gerados no país

Resultado foi apresentado pela Sudene a partir da divulgação dos dados do Ministério do Trabalho.

O Nordeste se consolidou como uma das regiões mais importantes na geração de empregos formais no Brasil, contribuindo com 31% dos postos de trabalho criados no país durante o mês de agosto. Os dados, divulgados pelo Ministério do Trabalho e pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), revelam que a região foi responsável por 72.372 novas vagas, ficando atrás apenas do Sudeste, que liderou com 41% das contratações.

O levantamento aponta que, no acumulado de 2024, o Nordeste gerou 257.925 novos empregos, o que corresponde a cerca de 15% do total de empregos gerados no Brasil até o momento. Esse desempenho coloca a região como um ator relevante no cenário econômico nacional, em especial para estados como Pernambuco e Bahia, que se destacaram na criação de vagas.

Pernambuco foi o estado que mais se sobressaiu, com 18.112 postos de trabalho criados em agosto, o que representa 25% das contratações no Nordeste. Já a Bahia gerou 16.149 novas vagas, equivalente a 22% do total da região. Outros estados também apresentaram resultados expressivos, como Ceará, com 9.294 novas contratações, e Paraíba, com 9.014 empregos formais, reforçando a importância desses mercados no contexto nordestino.

Os estados de Rio Grande do Norte e Alagoas também registraram números significativos, com 7.239 e 5.171 novos postos de trabalho, respectivamente, somando-se a esses esforços. No total, esses quatro estados são responsáveis por aproximadamente 42% do saldo de empregos da região.

Por outro lado, estados com economias menores, como Sergipe, Maranhão e Piauí, apresentaram números mais modestos, somando juntos cerca de 10% das vagas criadas no Nordeste. Sergipe adicionou 2.812 vagas, enquanto o Maranhão criou 2.516 novos empregos e o Piauí fechou o mês com 2.065 vagas formais.

De acordo com o Ministério do Trabalho, o desempenho nacional no mês de agosto foi bastante positivo, com 2,231 milhões de contratações e 1,998 milhão de demissões, resultando em um saldo líquido de 232.513 novos empregos. Este número representa um aumento de 5,8% em relação ao mesmo período de 2023, quando foram criados 219,7 mil empregos com carteira assinada.

Nordeste e responsavel por 31 dos empregos gerados no pais
Nordeste avança e gera 31% dos empregos formais do Brasil em agosto – Foto: Marcelo Casal Jr./ Agência Brasil

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.