O Google, que por mais de 15 anos dominou o cenário de buscas online, está enfrentando uma grande ameaça. O TikTok, famoso por seus vídeos curtos e dinâmicos, está se consolidando como uma alternativa para buscas, especialmente entre os mais jovens. O Relatório Adobe 2024 já revela que 41% dos usuários preferem o TikTok ao Google para realizar pesquisas. De acordo com o instituto de pesquisas eMarketer, o Google pode perder até 50% do seu market share até 2025.
Para entender melhor essa mudança e as suas consequências, o Portal N10 conversou com Antonio Gelfusa Jr., especialista em redes sociais, que trouxe um panorama detalhado sobre o comportamento das novas gerações e o impacto disso no mercado de ads online.
O que está motivando a migração do Google para o TikTok?
Segundo Gelfusa Jr., o crescimento do TikTok como ferramenta de busca está relacionado ao comportamento das novas gerações, que preferem resultados rápidos e visuais.
“Com toda certeza não é uma migração total, e sim preferência de ferramenta por conta das gerações mais novas que estão mais acostumadas com essa ferramenta. No TikTok não há informação mais fácil, e sim, mais vídeos de conteúdos rápidos e dinâmicos, sem a mesma profundidade que o Google. Como as novas gerações apontam por uma pesquisa menos profunda e mais rápida, esse com certeza é um dos motivos da preferência pelo TikTok“, explicou.
Para Gelfusa Jr., a ascensão do TikTok não significa o fim do Google, mas sim um período de reinvenção, algo que já aconteceu com outras plataformas. Ele observa que ferramentas populares sempre passam por fases de “moda”.
“Todas as ferramentas passam pela ‘onda de moda’, foi assim com o Google, Facebook, com o Instagram e agora com o TikTok. Quando algo novo surge, não significa que as outras ferramentas desaparecerão, porém, são sinais de que as plataformas podem se reinventar. Por exemplo, o rádio não sumiu com a chegada da televisão. Ambos não sumiram com a chegada da internet, pelo contrário, na verdade impulsionaram suas audiências em outros canais.”
Ele também mencionou o caso do YouTube, que, mesmo com a popularidade crescente de vídeos curtos no TikTok e no Instagram, conseguiu manter sua relevância criando o formato Shorts. “O YouTube continua com uma audiência muito relevante para vídeos mais longos, entretanto, criou o ‘Shorts’, para abrigar vídeos curtos em concorrência com o TikTok e o Instagram. Acredito que as plataformas não perdem sua originalidade quando fazem ajustes, e sim, incorporam novos horizontes.”
Gerações mais jovens e o impacto no comportamento de busca
Gelfusa Jr. destacou que as gerações mais jovens não buscam a profundidade de informações tradicionalmente oferecida por outras ferramentas, como o Google. Eles preferem o dinamismo dos vídeos curtos.
“Esse é o principal, como dito, não é uma geração que valoriza o meio impresso mais técnico (jornais) e digital (portais), com o aprofundamento, e sim, os micro-vídeos, soluções rápidas, enfim, sem dúvidas o formato do TikTok acompanha e favorece isso“, analisou.
Impactos no mercado de publicidade e SEO
As mudanças no comportamento dos usuários também trazem desafios para o mercado de publicidade e para as práticas de SEO. Segundo Gelfusa Jr., cada plataforma exige uma abordagem específica.
“Acredito que a leitura deve ser feita caso a caso. Uma coisa é a aplicação das técnicas de SEO nos sites, nas plataformas WordPress e similares, outra coisa é o estudo das hashtags e palavras-chave no Instagram, Facebook e TikTok. O profissional especialista vai sempre analisar as plataformas de forma individual para trabalhar pelo seu cliente ou para sua própria audiência“, afirmou.
Riscos de concentrar o poder de busca em uma rede social
Apesar de todos os benefícios, Gelfusa Jr. alertou para os riscos de centralizar a busca de informações em uma plataforma como o TikTok. Ele acredita que essa tendência pode impactar negativamente o nível de profundidade nas pesquisas e, a longo prazo, a capacidade crítica das pessoas.
“O primeiro é a falta de aprofundamento. Estamos ficando menos inteligentes, menos pesquisadores, menos questionadores. Os tempos fáceis de acessos às plataformas estão tornando as pessoas mais preguiçosas, menos pensativas, menos críticas. Vale os seguidores, o engajamento, o espetáculo, a facilidade“, criticou.
Ele também destacou que, embora os danos atuais sejam mais evidentes entre os jovens, o impacto disso pode ser sentido em toda a sociedade com o tempo. “No momento, os danos são para os jovens, porém, com o passar dos anos, será para a sociedade, afinal, são eles que serão os médicos, administradores, engenheiros, etc., do futuro. Isso é preocupante“, concluiu Gelfusa Jr.
O Relatório Adobe 2024 completo pode ser acessado aqui.
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