Economia
Tendência

Entenda o Pix Garantido, alternativa ao cartão de crédito no Brasil

Previsto para ser lançado ainda em 2024, o Pix Garantido chegará com a promessa de transformar pagamentos parcelados, oferecendo mais segurança para empresas e praticidade para consumidores, sem depender de cartões de crédito.

O Pix Garantido, aguardado para o fim de 2024, é a nova aposta do Banco Central para facilitar o parcelamento de compras no Brasil. A modalidade promete ser uma alternativa prática e segura ao tradicional parcelamento com cartões de crédito, oferecendo aos consumidores a opção de pagar em parcelas diretamente da conta corrente, via débito automático.

Para o comércio, o modelo elimina o risco de inadimplência, trazendo a garantia de recebimento das parcelas por meio das próprias instituições financeiras.

Diferente do modelo de crédito rotativo, o Pix Garantido funcionará por débito automático, onde o valor das parcelas é retirado diretamente da conta do cliente, desde que haja saldo disponível. Para quem está acostumado com a dinâmica do cartão de crédito, é importante saber que o Pix Garantido não oferece limite pré-aprovado. Em vez disso, o consumidor deve ter o valor na conta na data de cada pagamento.

Em entrevista ao Portal N10, a especialista bancária Jacqueline Barros Santos, da Peers Consulting + Technology, explicou a diferença:

O Pix Garantido se diferencia principalmente pela instantaneidade e simplicidade do processo. Enquanto uma compra no cartão de crédito parcelado envolve várias etapas, como a intermediação da operadora de cartão e a verificação de crédito, o Pix Garantido permite que o valor da transação seja pago diretamente ao comerciante à vista, ainda que o cliente pague em parcelas cobradas via débito automático.”

Vantagens do Pix Garantido para empresas

Para empresas que dependem de um fluxo de caixa rápido, o Pix Garantido oferece mais previsibilidade e segurança. Com o pagamento garantido pelas instituições financeiras, as empresas recebem o valor total da venda à vista, ainda que o cliente opte por pagar em parcelas. “Essa garantia de recebimento à vista fortalece o fluxo de caixa e reduz os prazos de recebimento, o que pode ser vantajoso em termos de liquidez, especialmente para empresas com maior necessidade de capital de giro”, ressaltou Santos.

Outro ponto de destaque é que o Pix Garantido permite ao comércio evitar os altos custos de antecipação de recebíveis, uma prática comum entre lojistas que aceitam cartões de crédito. A medida é uma alternativa para empresas que enfrentam inadimplência ou que lidam com altos custos para oferecer crédito aos clientes.

Para o cliente: menos burocracia e mais controle financeiro

Pix Garantido promete simplificar compras parceladas sem depender do crédito rotativo
Pix Garantido promete simplificar compras parceladas sem depender do crédito rotativo – © Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo

Diferente do cartão de crédito, onde as parcelas mensais fazem parte da fatura e podem ser renegociadas, o Pix Garantido é baseado na disponibilidade de saldo. Isso significa que o cliente precisa ter o valor da parcela disponível na data do débito, ou poderá incorrer em tarifas por uso do cheque especial, caso a conta tenha esse limite.

Sobre o impacto para os consumidores, Jacqueline Barros Santos comentou que o Pix Garantido exige um controle financeiro pessoal maior. “Para os clientes, essa exigência demandará um maior controle financeiro pessoal para garantir que o saldo esteja disponível no dia do pagamento das parcelas, a fim de evitar a cobrança de juros e outras restrições em seu acesso a crédito.”

Principais pontos do Pix Garantido

  • Garantia de recebimento para empresas: Instituições financeiras garantem o pagamento ao comerciante, mesmo que o cliente pague em parcelas.
  • Menos etapas de verificação: Elimina a intermediação de operadoras de cartões e a necessidade de aprovação de limite de crédito.
  • Débito automático: Pagamento direto da conta do cliente, exigindo saldo disponível na data de cada parcela.
  • Alternativa ao cartão de crédito: Permite parcelamento sem recorrer ao crédito rotativo, conhecido por suas taxas elevadas.
  • Vantagens para setores diversos: Saúde, educação, varejo e até autônomos que enfrentam dificuldades com crédito poderão se beneficiar.

Setores como varejo, educação e saúde, que tradicionalmente dependem do parcelamento, podem ter maior flexibilidade com o Pix Garantido. A modalidade também favorece autônomos e microempreendedores que não têm acesso ao crédito convencional ou que não aceitam cartões. “O Pix Garantido pode beneficiar setores que dependem do parcelamento e que têm um alto volume de transações diretas com o consumidor”, explicou Santos, mencionando áreas como varejo, e-commerce, saúde (clínicas e hospitais), educação (escolas e faculdades), além de prestadores de serviços (como academias e salões de beleza).

Pequenos comerciantes e autônomos, que tradicionalmente têm dificuldade para oferecer parcelamento por não aceitarem cartões de crédito, também se beneficiarão.

Perspectiva do Banco Central

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, já havia comentado sobre o objetivo do Pix Garantido de oferecer uma alternativa ao parcelamento e ao crédito rotativo, especialmente em um cenário de juros elevados para o consumidor. Em agosto de 2023, Campos Neto apontou que o BC busca “dar alternativas. A nossa ideia era dar uma opção que passasse por ter um parcelamento, e não ter o [crédito] rotativo [do cartão].”

O Pix Garantido ainda está em desenvolvimento, e questões sobre o que ocorrerá em caso de saldo insuficiente no momento do débito, por exemplo, seguem sem regulamentação definitiva.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.