Economia

Como o uso do PDF pode otimizar sua produtividade no trabalho e em casa

O formato de arquivo “PDF” é um dos mais antigos, e um que se mantém relevante e práticos até os dias atuais. Como consequência, ele poupa tempo e esforço de quem lida com os documentos digitais.

No mundo moderno em que vivemos, as 24 horas do dia não parecem ser suficientes pra cumprirmos todos os compromissos do cotidiano. Isso é um problema, já que o equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal é de extrema importância. Do contrário, nós corremos grande risco de ter um burnout.

A melhor maneira de manter o ritmo acelerado sem prejuízos para a saúde física e psicológica é com pequenos “atalhos” no dia a dia, mudanças simples e que poupam tempo e esforço. A conversão e o uso de arquivos no formato PDF é um desses “macetes”, o qual vamos explorar em detalhes a seguir.

Qualquer documento de texto ou imagem pode ser convertido para o formato PDF, o que traz consigo inúmeros benefícios para o cotidiano pessoal e profissional. Abaixo nós separamos uma lista com as 5 principais situações em que tal formato de arquivo otimiza a sua produtividade no trabalho e em casa.

1 – Possui ferramentas de edição grátis na internet

Caso você receba um arquivo e precise converter PDF em Word, é indispensável que essa seja uma tarefa simples, certo? Do contrário, você terá em mãos um documento com o qual não consegue lidar, o que atrasa os trabalhos e impede que cumpra compromissos mesmo fora do ambiente profissional.

Felizmente, há ferramentas de edição gratuitas na internet, levando em conta a popularidade do PDF como formato. Além do caminho PDF para Word, você também tem a chance de converter de Word para PDF, de imagem para PDF (e vice-versa) e até mesmo de apresentação de PowerPoint para PDF.

2 – É compatível com os mais diferentes dispositivos

Suponhamos que você envie um e-mail urgente com um documento anexado, mas, ao tentar abrir, o destinatário percebe que não possui um plugin específico. Essa é uma situação comum, já que o elevado número de dispositivos eletrônicos significa que nem todos estão atualizados e compatíveis.

O PDF é um dos formatos “universais”, capaz de ser aberto em computadores de mesa (desktops), laptops, smartphones, tablets e outros dispositivos eletrônicos inteligentes. Ter a certeza de que a pessoa que recebeu o e-mail vai conseguir abrir o arquivo poupa tempo e energia no reenvio de dados.

3 – Possui um tamanho reduzido

Especialmente quando precisamos abrir arquivos em um dispositivo móvel, o tamanho faz toda a diferença. Para além do limite de dados móveis presente em muitos planos, há o fato de que quanto mais pesado for o documento, mais tempo irá demorar para ser carregado, baixado e compartilhado.

O PDF poupa tempo e otimiza a produtividade também nesse sentido, já que se trata de um formato que reduz o tamanho dos documentos sem que exista perda significativa de qualidade quando comparado a outros. Isso sem falar na possibilidade de comprimi-lo ainda com ferramentas externas.

4 – Agrega múltiplas mídias em um único formato

Um projeto normalmente não utiliza um único formato de mídia, mas múltiplos: entre texto, imagem, hiperlink e mais. O mais indicado, a partir disso, é encaixar tudo em único formato de arquivo, algo que o PDF domina. Imagens são mantidas com a mesma qualidade e links conseguem ser acessados.

Embora outros formatos, como o PowerPoint e o Word, também sejam capazes de agregar projetos multimídia, eles pecam em outros pontos, sob os quais o PDF tem vantagem: compatibilidade extensa, um tamanho reduzido e a possibilidade de editar os documentos pela internet por quaisquer usuários.

5 – Pode ser protegido por senha e assinatura digital

Dentre todos os elementos do PDF que beneficiam usuários, aqueles relacionados à segurança estão entre os menos discutidos. Podemos destacar duas características nesse sentido: a proteção contra a abertura indevida com uso de senha e a possibilidade de fazer uma assinatura digital com segurança.

Esses recursos dispensam a utilização de ferramentas adicionais para garantir que as informações do documento sejam protegidas, o que, mais uma vez, otimiza a produtividade em casa e no trabalho. E o melhor? As duas coisas são facilmente executadas, mesmo para quem não tem experiência na área. A conversão de arquivos de Word para PDF (e vice-versa, caso seja necessário) é muito simples e pode ser feita online, de acordo com as necessidades e a rotina de cada pessoa. O mais importante é estar sempre atento aos recursos que facilitam trabalhos exaustivos que não pedem o pensamento crítico.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas.Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo.Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores.Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.