Economia

Black Friday 2024: Nove em cada dez brasileiros planejam compras, aponta pesquisa

Às vésperas da Black Friday 2024, marcada para 29 de novembro, uma pesquisa do Instituto Locomotiva e QuestionPro revela que a expectativa de compras é alta entre os brasileiros. 89% da população planeja adquirir algum produto durante a promoção, consolidando a data como um importante marco no calendário de consumo do país.

A pesquisa, realizada entre 4 e 13 de novembro, entrevistou 1.185 pessoas com 18 anos ou mais por meio de formulários online. A margem de erro é de 2,8%. O estudo indica que 85% dos compradores pretendem adquirir itens para uso pessoal, enquanto 65% pretendem aproveitar a data para presentear.

Roupas e calçados lideram as intenções de compra, com 72% e 66% das preferências, respectivamente. Este dado é ainda mais significativo no contexto de presentes, onde as roupas alcançam 57% da preferência. Seguem no ranking: produtos de beleza e perfumaria (65%), decoração e artigos para casa (50%), celulares e smartphones (51%), eletrônicos (49%), eletrodomésticos (46%), artigos infantis (45%), móveis (43%), livros (42%) e artigos de pet shop (40%).

O presidente do Instituto Locomotiva, Renato Meirelles, destaca a praticidade e o desejo de consumo associados a essas categorias, afirmando: Esses itens combinam desejo de consumo com praticidade, e as promoções tornam possível renovar o guarda-roupa sem pesar no bolso. Além disso, são produtos que agradam tanto a quem compra para uso próprio, quanto a quem aproveita a data para presentear. Ele também observa que 62% dos entrevistados pretendem antecipar as compras de Natal, buscando evitar a correria de fim de ano e economizar.

A pesquisa traça também um perfil dos consumidores. Homens (90%) demonstram maior intenção de compra, com destaque para roupas e sapatos (68% e 66%, respectivamente) e eletrônicos (55%). Apesar de comprarem menos presentes que as mulheres, 62% dos homens planejam presentear, principalmente com roupas (24%), calçados (18%) e eletrônicos (15%).

Entre as mulheres (88% com intenção de compra), roupas (76%), produtos de beleza e perfumaria (75%) e calçados (66%) são os itens mais procurados, tanto para uso pessoal quanto para presentes. 70% das mulheres planejam presentear, com roupas (28%) e produtos de beleza (24%) no topo da lista.

Quanto aos canais de compra, o comércio eletrônico se destaca. 30% dos consumidores pretendem comprar exclusivamente online, enquanto 31% irão dividir suas compras entre lojas físicas e online. Apenas 24% preferem exclusivamente o e-commerce, e 8% optam prioritariamente por lojas físicas.

Os principais fatores na escolha das lojas online são: descontos e promoções (23%), preço e frete (20%), e reputação da loja (16%). Entretanto, a pesquisa também aponta que 25% dos entrevistados acreditam que os descontos da Black Friday são similares aos de outras promoções, e 22% acham que muitas lojas não oferecem descontos reais. Apesar disso, 58% afirmam nunca ter sido vítimas de golpes na Black Friday ou conhecer alguém que tenha sido. No entanto, 42% já foram vítimas ou conhecem alguém que foi vítima de fraude, com 16% relatando ter sido diretamente afetado, 20% conhecendo alguém afetado, e 6% relatando ambas situações.

Meirelles conclui: Esse dado reforça a necessidade de os lojistas garantirem segurança nas transações e comunicarem isso de forma clara, criando confiança no consumidor. O Instituto Locomotiva recomenda cautela e alerta para a importância de conhecer os direitos do consumidor, citando o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e os canais de denúncia em caso de fraudes, como o Senacon e os Procons.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Brunna Mendes

Gestão Hospitalar (UFRN), 28 primaveras, sagitariana e apaixonada por uma boa leitura, séries, filmes e Netflix.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.