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Auxílio-doença agora pode ser solicitado em agências dos Correios

Com o acordo, as unidades dos Correios se somam a 1,6 mil agências da previdência social, além de outros canais de atendimento.

Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) agora podem solicitar o auxílio-doença, também conhecido como benefício por incapacidade temporária, diretamente nas agências dos Correios. O Ministério da Previdência Social e o INSS ampliaram a parceria com os Correios, oferecendo aos segurados a possibilidade de realizar o requerimento do benefício em mais de 2,6 mil agências da estatal espalhadas pelo Brasil.

O novo serviço inclui o envio digital da documentação necessária por meio da plataforma Atestmed, que permite o upload de laudos médicos e facilita o processo de análise dos casos, sem a necessidade de uma perícia médica presencial. Esse modelo já havia sido testado em um projeto-piloto iniciado em Fortaleza (CE) em março deste ano e, devido ao sucesso, foi expandido para todo o país.

De acordo com o INSS, a meta é agilizar a concessão do auxílio-doença, oferecendo uma alternativa mais acessível e próxima aos segurados que enfrentam dificuldades para usar o aplicativo Meu INSS ou que não têm acesso fácil à internet. Segundo um representante do Ministério da Previdência Social, “a iniciativa deve atender especialmente as pessoas que enfrentam limitações para acessar serviços digitais”.

Com o novo serviço, o trabalhador pode ser atendido em uma unidade dos Correios e solicitar o benefício sem a necessidade de agendar uma perícia presencial com um médico federal, desde que a necessidade de afastamento seja de até 180 dias.

Como funciona o processo de solicitação

Ao comparecer em uma agência dos Correios, o segurado pode solicitar o auxílio-doença de duas maneiras:

  1. Perícia digital pelo Atestmed: o funcionário da agência digitaliza e envia a documentação diretamente para o sistema do INSS, garantindo que todo o processo seja conduzido de forma remota. O Atestmed é uma ferramenta utilizada para enviar documentos médicos, tornando a análise mais rápida. Vale lembrar que o atestado médico deve ser legível e conter o Código Internacional de Doenças (CID), além de estar devidamente assinado e datado.
  2. Pré-requerimento pela Central 135: o segurado pode iniciar o atendimento pelo telefone da Central 135 e, em até cinco dias, deve comparecer à agência dos Correios com os documentos necessários. Caso haja pendências documentais durante o processo, o segurado pode retornar aos Correios para complementar as informações.

Essa parceria também permite que os segurados, caso identifiquem falhas ou incompletudes na documentação apresentada, possam corrigir o problema sem precisar de deslocamentos adicionais. Em casos de inconformidade no atestado, o requerente será direcionado para a perícia médica presencial, que ainda é necessária quando a documentação não atende aos requisitos exigidos.

Critérios para concessão do benefício

Para dar entrada no benefício por incapacidade temporária, o segurado deve ter contribuído para a Previdência Social por no mínimo 12 meses (carência), além de apresentar atestado médico que justifique a necessidade de afastamento do trabalho por mais de 15 dias. O atestado médico ou odontológico deve seguir os seguintes requisitos:

  • Nome completo do segurado
  • Data de emissão do documento, que deve ser inferior a 90 dias em relação à solicitação
  • Diagnóstico por extenso ou código CID
  • Assinatura do médico responsável, que pode ser eletrônica
  • Data de início do afastamento
  • Prazo estimado de afastamento

Caso o atestado não atenda a esses critérios, o segurado será convocado para uma perícia médica presencial, que pode resultar na aprovação ou indeferimento do pedido.

Expansão dos atendimentos

A medida, implementada oficialmente nesta terça-feira (15), adiciona as agências dos Correios como mais um canal de atendimento para os segurados do INSS, somando-se aos já existentes, como o aplicativo Meu INSS, o site oficial do governo, e a Central 135. A expectativa é que, com a capilaridade dos Correios, o atendimento seja significativamente ampliado, atingindo locais onde a conexão à internet ou o acesso a outros serviços do INSS são mais limitados.

Atualmente, o tempo médio de análise de pedidos de benefícios é de 15 dias, e a nova parceria pretende manter ou até reduzir esse prazo, atendendo mais rapidamente os trabalhadores que necessitam do auxílio-doença. De acordo com dados recentes do Ministério da Previdência Social, a solicitação de benefícios por incapacidade temporária responde por 78,66% do total de benefícios concedidos pelo INSS.

Dados e estatísticas do Atestmed

Desde que o Atestmed foi reformulado em julho de 2023, até setembro do mesmo ano, foram realizados mais de 4 milhões de requerimentos de auxílio-doença, sendo que 2 milhões foram aprovados. O uso dessa plataforma tem se mostrado eficiente para agilizar o processo, reduzindo a burocracia e o tempo de espera para os segurados que cumprem todos os requisitos.

O Ministério da Previdência Social também informou que o atendimento via Correios deve ultrapassar os 100 milhões de solicitações mensais, reforçando a importância da estatal na prestação de serviços públicos.

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© Marcelo Camargo/Agência Brasil

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Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

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