A compra de um imóvel pode ser considerada como a realização de um sonho, ou a grande aquisição de sua vida, porém, é aí que está o perigo. Quando estamos muito apressados, podemos cometer erros, por isso é melhor parar e analisar.
“É preciso ter o auxílio de um bom advogado ao assinar o contrato, pois não é uma simples regra, e sim algo que pode gerar problemas se não for feito corretamente”, explica Dra. Sabrina Rui, advogada em direito tributário e imobiliário.
A advogada dá algumas dicas sobre como ter certeza sobre o imóvel e como se prevenir:
Se atente à localização e arredores. Por exemplo, se não gosta de barulho e movimento noturno, procure saber se existem locais próximos que possam promover tumulto. Também é importante descobrir a distância de supermercados, farmácias, escolas, hospitais e etc. É sempre bom ficar atento a questão da insegurança na localidade.
Faça um orçamento e vistoria do imóvel, assim saberá se o preço está adequado, e evitará pagar a mais do que o preço justo. Com a vistoria também irá descobrir caso haja algum problema mascarado na casa que possa lhe trazer dores de cabeça posteriores.
Lembre-se de checar todos os documentos referentes ao imóvel, matrícula atualizada, certidão de IPTU e declaração de inexistência de débitos condominiais.
“Caso o imóvel ainda esteja na planta, além dos itens acima é preciso se atentar a outros fatores específicos, tais como se a construtora é de qualidade, verifique se o imóvel tem registro no cartório para evitar fraudes, também não deixe de pedir uma cópia do memorial de incorporação”, explica Sabrina.
Ao adquirir um imóvel, é preciso estar sempre ciente sobre todos os riscos e contar com a ajuda e um advogado, evitando problemas posteriores. Não deixe que isso venha a se tornar uma dor de cabeça.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.