Notícias

Como funciona a doação de sangue e medula óssea e como se tornar um doador?

Neste período entre o final e o início de um novo ano é comum ver pessoas dizendo coisas como “ano novo, vida nova”. Apesar de ser uma ideia essencialmente positiva, muitas vezes ela não é colocada em prática, mas com a doação de sangue e medula óssea é diferente e você pode realmente dedicar um pouco da sua vida para garantir uma “vida nova” para alguém.

Em meio as festividades, comemorações e férias os bancos de sangue costumam ficar baixos, devido ao elevado número de acidentes. Aliado a isso, com muitas pessoas de férias, curtindo veraneio ou afins, o número de doadores que comparecem aos hemocentros também tende a baixar.

Nesse sentido, a doação de sangue é ainda mais importante tanto para ajudar a salvar vidas, quanto para garantir os estoques de segurança dos hemocentros. No Brasil, existem diversos hemocentros e eles podem ser encontrados no site do Ministério da Saúde.

Vale lembrar que uma doação de sangue pode salvar até quatro pessoas e pode ser feita por doadores que atendam a critérios básicos. Ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg e ter dormido pelo menos 6 horas nas 24h anteriores a doação, estão entre os critérios para doar. É importante também estar devidamente alimentado, contudo é necessário evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação.

Benefícios da doação de sangue

Voltados a incentivar a doação de sangue existem alguns benefícios que costumam ser ofertados pelo poder público, tais como: gratuidade na inscrição de alguns concursos, meia entrada em eventos culturais e shows, entre outros.

Estes benefícios podem variar conforme o estado, contudo o mais importante é sempre a possibilidade de salvar alguém ou até a si mesmo, já que nunca se sabe o que pode acontecer. As transfusões de sangue podem ser necessárias em diversas situações, tais como anemias crônicas, cirurgias de urgência, acidentes que causam hemorragias, complicações da dengue, febre amarela, tratamento de câncer e outras doenças graves.

Doação de medula óssea

Contrariamente à crença comum de que a doação de órgãos ocorre apenas após o falecimento, a doação de medula óssea oferece a oportunidade de ajudar a alguém ainda em vida. Ao se cadastrar como doador de medula, você pode ser convocado para salvar uma vida quando houver compatibilidade com um paciente necessitado.

Atualmente, 650 pessoas aguardam na fila de espera por doadores de medula óssea, de acordo com o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). Em 2023, mais de 1.900 transplantes de medula foram realizados no Brasil. Para se tornar um doador de medula, é necessário ter entre 18 a 35 anos, estar em bom estado de saúde e não ter doenças transmissíveis.

A chance de compatibilidade na doação de medúla óssea na população geral é de uma em 100 mil (Imagem: Reprodução / Agência  Senado)
A chance de compatibilidade na doação de medúla óssea na população geral é de uma em 100 mil (Imagem: Reprodução / Agência Senado)

É importante ressaltar que a chance de compatibilidade na população geral é de uma em 100 mil, tornando essencial o aumento do número de doadores para atender à demanda crescente por transplantes de medula óssea. A Dra. Carmen Vergueiro, hematologista e coordenadora técnica da Associação da Medula Óssea (AMEO), destaca a importância de manter os dados atualizados no Redome.

“É importante lembrar-se de atualizar seus dados no Redome. Se você for compatível com um paciente, teremos de contatá-lo rapidamente. A vida do paciente depende disso, de fazer o tratamento no momento certo. Se perdermos o momento, a doença pode progredir”, alerta a coordenadora técnica da AMEO.

Como funciona o procedimento para a doação de medula óssea?

A doação de medula óssea pode ocorrer de duas formas: por coleta no osso da bacia ou pela veia. “O procedimento é relativamente simples, no entanto, se a coleta for feita no osso da bacia, existe a necessidade de anestesiar o doador para que ele não sinta dor, e isto inclui o risco anestésico, que é baixo para uma pessoa saudável. Depois da coleta, o doador poderá sentir dolorido o local em que foi colocada a agulha e em geral [a dor] desaparece em poucos dias. Se a coleta for feita pela aférese – pela veia -, o doador pode se sentir com sintomas gripais, como dores nos ossos e dor de cabeça, mas que cede com analgésicos”, explica a Dra. Carmen.

Doação de Órgãos: Um Ato que Transforma Vidas

A doação de órgãos também é um gesto poderoso que pode beneficiar e salvar múltiplas vidas. Atualmente, o Brasil possui 65 mil pessoas na fila de transplante de órgãos, sendo o rim o órgão mais demandado, com mais de 36 mil pessoas aguardando. A córnea e o fígado também estão entre os órgãos mais solicitados, com 25 mil e 2.228 solicitações, respectivamente, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

Apesar do que muito pensam, existem diversos órgãos que podem ser doados em vida. (Imagem Pixabay)
Apesar do que muitos pensam, existem diversos órgãos que podem ser doados em vida. (Imagem Pixabay)

Campanhas de doação de órgãos

Diversas campanhas de conscientização sobre a doação de órgãos ocorrem ao longo do ano. Contudo, tão importante quanto se cadastrar para doar os órgãos que sãos possíveis em vida é avisar aos amigos e familiares do seu desejo de se tornar um doador após o falecimento.

Tendo este direito respeitado, você poderá realizar uma última ação e ajudar a salvar a vida de outras pessoas. Atualmente a campanha “Transforme-se” visa incentivar a doação de órgão no Brasil, mostrando diversas histórias de pessoas que tiveram uma nova chance de viver graças a doação de um novo órgão.

A campanha conta com o apoio de organizações sociais como o Instituto do Bem, Instituto Gabriel, Associação da Medula Óssea (AMEO) e Associação Brasileira de Transplantados (ABTx). Mas claro, o apoio mais importante ainda é o seu, por isso, seja um doador e colabore para dar uma vida nova a outras pessoas neste ano.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Cuidados Veterinários: Tratando Alergias Inesperadas Os Segredos do Óleo de Chia para uma Vida Saudável Ventilação Vital: Estratégias para o Lar Pele Madura: Estratégias para uma Beleza Duradoura Romã: o segredo para manter a mente afiada. Desvende os Segredos do Exercício Ideal para Emagrecer com Saúde! Mitos e Verdades do Vinagre de Maçã Noite Sem Descanso? Descubra os Perigos do Trabalho Noturno para sua Saúde! Celebrando 20 Anos de “De Repente 30” A Longa Espera Termina: Voyager 1 Fala com a Terra

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.