Direitos do Consumidor

Ficou sabendo que seu imóvel está indo a leilão?

Ao financiar um imóvel, consta no contrato em letras pequenas que, após três prestações atrasadas e sem pagamento, o proprietário perderá seu direito sobre o bem, que poderá ir para leilão e ser arrematado por um terceiro. Recentemente, essa regra vem se tornando mais assertiva e sendo consolidada com mais rapidez, e isso traz prejuízos e surpresa ao proprietário original do imóvel, que muitas vezes nem toma conhecimento que seu bem foi à leilão.

Quando o pagamento não acontece, o proprietário recebe uma notificação, avisando que serão disponibilizados 15 dias para o pagamento do débito na íntegra. Caso não seja quitada a dívida, é feita a consolidação da propriedade, ou seja, o imóvel passa a pertencer automaticamente ao Banco, que enviará o imóvel para leilão.

“Casos onde o proprietário sequer recebe o aviso de que o imóvel está sendo tomado começaram a aparecer”, relata a Dra. Sabrina Rui, advogada em direito tributário e imobiliário. “Com a ânsia do banco em retomar o imóvel, a rapidez é exagerada e causa prejuízos injustamente”.

Se não houve notificação, todo e qualquer ato da instituição sobre o imóvel é nulo, então o proprietário pode reverter a situação. Depois da consolidação, também é necessária uma intimação com a data do leilão no qual o imóvel fará parte, pois o comprador tem direito e preferência de, se quiser, pagar o débito e retomar o bem.

Existem ações que beneficiam o dono do imóvel, para que ele possa continuar na posse, visando o lado social. Quando diz respeito à sua moradia, o Judiciário tem dado preferência ao proprietário.

“É importante estar orientado por um advogado, pois muitas vezes é possível reverter a situação, se houver qualquer arbitrariedade do banco ou negligência”, finaliza a Dra.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.